Casagrande recebe elogios e poucas críticas na Assembleia

casagrandeEmbora a expectativa era de que o clima da prestação de contas do governador Renato Casagrande na Assembleia fosse de disputa eleitoral, o que se viu durante a sessão foi o mesmo que acontece todos os anos. Muitos elogios e quase nenhuma crítica por parte dos deputados estaduais. O deputado Euclério Sampaio (PDT) fez quatro perguntas, entre elas, abordando a questão da segurança pública. Após as respostas, Euclério disse que ficou satisfeito, mas depois da solenidade reclamou que não teve os questionamentos atendidos. Ou seja, assim como em outras oportunidades, fica a impressão que diante do governador os deputados ficam tímidos em suas críticas e as insatisfações são feitas apenas pelas costas do chefe do Executivo capixaba.

Defensiva
Durante a sessão, o deputado Sandro Locutor (PPS) colocou em dúvida o estudo em que a economia fiscal do Espírito Santo é vista com fragilidade , já que, segundo o levantamento, houve aumento de gastos e queda na receita. O deputado chegou a dizer que o documento teria sido feito por “pseudos-economistas”. Entre os autores estão a ex-presidente do Instituto Jones Santos Neves, Ana Paula Vescovi, e o ex-secretário de Educação Haroldo Correia. Ambos, ligados ao ex-governador Paulo Hartung.

Explicação
Casagrande decidiu falar sobre o estudo e reforçou que a economia do Estado vai bem, sim, obrigado. Segundo o governador, é natural que os gastos aumentem, já que há durante seu mandato foram realizadas várias ações, como por exemplo, a abertura do hospital Jayme Santos Neves. “Antes me acusavam de não gastar. Agora me acusam de gastar demais”, defendeu-se.

Alfinetada
Ao rasgar elogios ao governador, o deputado José Esmeraldo (PMDB) foi alertado pelo presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), de que seu tempo já tinha acabado. O peemedebista retrucou, Ferraço pediu respeito ao regimento e Esmeraldo soltou a pérola. “O senhor está nervoso. Vou pedir uma água para você”.

Sem quórum
Sem críticas ou ânimos exaltados, parece que a prestação de contas não despertou muito a atenção dos nobres deputados. Muitos deles deixaram o plenário antes mesmo da sessão acabar, inclusive parlamentares que fazem parte da base. Que feio!

Sujeira
Quem foi à Assembleia na manhã desta segunda-feira ficou impressionado com a sujeira que tomou conta do local após encontro do PRP Mulher, realizando no último domingo. Gaiato que não perde a piada chegou a questionar se a greve dos garis no Rio de Janeiro já estava fazendo efeito no Legislativo. Por volta das 11 horas o pessoal da limpeza entrou em ação para resolver o problema.