Petistas capixabas perto de fecharem aliança com Hartung

coserCom a chance de garantir um palanque para a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no Espírito Santo, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado está cada vez mais perto de deixar a base governista para se aliar ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na disputa pelo Palácio Anchieta. Neste sábado, a legenda reúne a militância para encerrar o ciclo de debates regionais para, segundo eles, debater o “desenvolvimento do Espírito Santo”. O encontro acontece a partir das 8 horas no cine Metrópolis e deve se estender ao longo do dia.

Eleição
O tema do encontro, na verdade, é só mais uma forma de reforçar a intenção do partido em garantir o palanque forte para Dilma no Estado. O partido que oferece maior condição para isso é o PMDB, que tem Hartung como candidato. Será que alguém ainda tem dúvida que as duas siglas estarão juntas nas próximas eleições?

Saia-justa I
Uma comitiva de autoridades políticas do Espírito Santo participou da missa celebrada em Roma pelo Papa Francisco em homenagem ao santo José de Anchieta. Entre eles, os senadores Ana Rita e Ricardo Ferraço, além do ex-senador Gerson Camata. A euforia era tanta que acabou fazendo o pontífice quebrar o protocolo.

Saia-justa II
De acordo com informações publicadas na mídia nacional, o cerimonial do evento atribui ao assédio dos políticos o fato do papa não ter feito o tradicional “beija-mão” para os cerca de 50 convidados. Pelo protocolo, ninguém da comitiva brasileira poderia se aproximar da sua santidade naquele momento. Por causa do alvoroço, Francisco teria deixado todos a ver navios e saído à francesa da igreja rumo ao Vaticano.

Intriga da oposição I
Aliás, a visita de Ana Rita e Ferraço a Roma foi cercada de alfinetadas. Ferraço recebeu R$ 4,5 mil em diárias para participar da cerimônia. Já Ana Rita conseguiu que sua viagem fosse bancada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos bastidores, dizem que a petista soltou farpas contra os colegas.

Intriga da oposição II
Como dispensou às diárias do Senado, dizem que a senadora teria questionado se o fato da viagem dos colegas terem sido pagas pelo contribuinte poderia causar algum constrangimento. Parece que o mal estar foi causado mesmo por essa posição da petista, que como se sabe também não custeou do próprio bolso suas despesas.