O PSDB foi o primeiro partido a lançar sua pré-candidatura ao Governo do Estado, no ano passado, antes mesmo do início das movimentações políticas mais efetivas. O indicado, o ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi, que recentemente teve a CNH suspensa após ser flagrado em um blitz da Lei Seca. Na época do lançamento, houve críticas sobre a precipitação dos tucanos em entrar na briga pelo Palácio Anchieta e dúvidas se a candidatura vingaria. Pois bem. Embora faça questão de reafirmá-la, o ninho tucano já está quase conformado de que não será dessa vez que terá um candidato à disputa pelo Executivo capixaba.
Aproximação
Caso a aproximação entre os tucanos e as pombas socialistas se confirme, a candidatura de Guerino será rifada em troca do apoio do partido ao projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Mas vejam como política cria situações curiosas. Luiz Paulo e o prefeito Luciano Rezende (PPS), outrora rivais, podem estar no mesmo palanque nas próximas eleições.
Bate bola
Durante visita ao Estado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, aprovou as instalações dos estádios capixabas que vão receber as seleções de Camarões e Austrália. No gramado da Arena Unimed/Sicoob, antigo Engenheiro Araripe, até arriscou um bate-bola com o governador Casagrande. Não convenceu muito…
Pé na estrada
O sábado foi de agenda cheia para o governador Renato Casagrande. Percorreu municípios do interior para assinar ordem de serviços no norte do Estado. Se Hartung já começou a assediar os prefeitos no interior, Casagrande não quer perder território. A campanha está na rua!
Faxina
O discurso da presidente Dilma em rede nacional no Dia do Trabalho continua irritando os petistas. Aqui no Estado, o vereador Luiz Emanuel (PSDB) diz que o PT está chafurdando em um lamaçal imenso de corrupção, mas garante que o baile está terminando e o que vai sobrar é uma pia cheia de pratos e talheres imundos”. Ele garante que está confiante de que com zelo e dedicação a gente limpa a sujeirada. É muita metáfora num discurso só…
Desenvolvimento
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) teve encontro com os pré-candidatos à presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) na última sexta-feira. Mas nada de conversas sobre alianças políticas. Todos se encontraram no Fórum de Comandatuba, na Bahia, evento para discutir o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. A presidente Dilma Rousseff (PT) foi convidada, mas não apareceu.