O ex-prefeito de Vitória e líder do PT no Espírito Santo, João Coser, teve um encontro secreto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça-feira (20), em São Paulo. Na reunião, que só foi divulgada no final do dia, ficou acertado (pelo menos por enquanto) que o partido vai poder decidir sobre a formação de alianças aqui no Estado, como já era previsto. O partido se divide atualmente entre participar da chapa do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e do governador Renato Casagrande, embora a preferência seja pelo peemedebista. Há ainda uma chance, um pouco remota, de lançar candidatura própria. Durante a conversa, Coser pontuou as condições do cenário político capixaba para Lula e também para o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Decisão adiada
No próximo sábado (24), o PT promove uma reunião com os delegados do partido. Existia a expectativa de que após o encontro seria batido o martelo sobre em qual palanque os petistas subiriam. No entanto, depois do encontro com Lula e Falcão, Coser afirmou que nenhuma decisão será tomada e que serão discutidas apenas estratégicas para fortalecer o palanque de Dilma no Estado e sua campanha rumo ao Senado.
Homenagem duplicada
Pelo visto está faltando profissionais para serem homenageados na Assembleia Legislativa. É que só os defensores públicos foram agraciados com duas sessões, uma solene e outra especial, promovidas pelos deputados Glauber Coelho (PSB) e Aparecida Denadai (PDT). Uma na sexta-feira e outra nesta segunda-feira. Em nenhuma delas é permitido homenagens, mas foram distribuídos placas e certificados. Sem querer diminuir a importância da categoria, mas duas sessões em menos de cinco dias é um pouco demais, não?
Campanha na Ales
Na última segunda-feira, a deputada Lúcia Dornelas (PT) promoveu uma nova sessão solene na Assembleia, desta vez para homenagear os líderes comunitários. No discurso, lembrou que durante seu mandato sempre homenageou essas pessoas e que, se Deus permitir, vai continuar fazendo esse tipo de reconhecimento. Na fala dos homenageados, dois defenderam a permanência dela na Casa por mais quatro anos. Se isso não é campanha…
Só sorrisos
O ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV) aproveitou evento no Centro de Convenções de Vila Velha para fazer corpo-a-corpo e fortalecer sua intenção de disputar o Senado com as autoridades políticas presentes no encontro. Ficou a maior parte do tempo ao lado do ex-prefeito João Coser e os dois até tiraram fotos juntos no maior clima de harmonia.
Aliado é isso!
No mesmo evento, o deputado Élcio Alvares (DEM), líder do Governo (?) na Assembleia, sentou-se ao lado do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), principal adversário de Casagrande nas próximas eleições. Os dois provavelmente discutiram sobre a reunião que o DEM faz nesta quarta-feira, onde pode ser definido em qual palanque o partido vai subir. Se depender do deputado não precisa nem dizer qual será o resultado.