Juízes interessados em disputar vaga de desembargador precisam ficar atentos. O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Sérgio Bizzotto, informou que já está aberto o período de inscrição para preenchimento de sete vagas de desembargadores na corte. Os magistrados terão cinco dias, a partir desta terça-feira, para fazer a inscrição. Segundo o TJES, as vagas serão ocupadas, de forma alternada, pelos critérios de merecimento e antiguidade, sendo a primeira delas pelo critério de merecimento. Três vagas foram abertas com as aposentadorias dos desembargadores Arnaldo Santos Souza, Maurílio Almeida de Abreu e Roberto da Fonseca Araújo. As outras quatro cadeiras foram criadas por lei no final de 2012 e ainda não foram preenchidas. A corregedoria é quem vai dar o aval de quem está apto ou não para a disputa.
Sem recurso
A promessa de recursos para vítimas atingidas pelas chuvas no Estado ainda não foi cumprida pelo Governo Federal. Em Viana, por exemplo, mesmo com quatro projetos de recuperação aprovados, a prefeitura ainda não viu a cor do dinheiro. O prefeito Gilson Daniel (PV) vai a Brasília nesta quarta-feira (28) para uma audiência no Ministério das Cidades e tentar agilizar a liberação da verba.
Educação
Gilson Daniel vai aproveitar a viagem e passar o pires no Ministério da Educação. O prefeito vai tentar dar mais rapidez no processo de liberação da verba para a construção do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), obra já validada pela União. Com isso, o município será o primeiro da Grande Vitória a ter duas escolas técnicas, uma federal e outra estadual. Além disso, o verde quer também uma escola agrícola e está otimista de que vai conseguir. Viana está com pressa!
Cadê os deputados?
Pelo segundo dia seguido, no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira tinham apenas alguns gatos pingados. Na última sessão o deputado José Esmeraldo reclamou que 22 colegas registraram presença no painel, mas somente pouco mais de 10 acompanhavam a sessão. Até as câmeras da TV Ales evitam imagens das cadeiras vazias. Imagina na Copa e na campanha!
Defensor na Ales
O senador Ricardo Ferraço (PMDB), que foi inocentado pela Justiça da denúncia de propaganda eleitoral antecipada, ganhou um defensor na Assembleia Legislativa. O deputado Freitas (PSB) fez um longo discurso destacando o trabalho do peemedebista, que atualmente defende o projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Lembrou que Ferraço nem chegou a ser candidato e como pode ser acusado de propaganda. Mas no início era, hein deputado!
Benefícios
Aproveitando o gancho de Freitas, chegou nesta terça-feira (27), no Senado, a Medida Provisória que autoriza o pagamento de um adicional mensal do benefício Garantia-Safra a agricultores que tiveram perda de safra devido à seca. Ferraço foi autor da emenda que incluiu também agricultores capixabas atingidos pelas chuvas em 2013, além do adicional do Auxílio Emergencial Financeiro. A matéria já foi aprovada na Câmara e precisa do aval dos senadores.