Após o pedido inimigo, acabou a paciência

governo_palacio_anchieta__dab0830e90Na entrevista coletiva do governador Renato Casagrande (PSB) para comentar os ataques do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), Casagrande deixou escapar que na época da transição de cargo, quando ainda jantava ao lado de Hartung, recebeu um pedido do ex-governador para evitar comentar sobre algum problema do governo passado, como o Cais das Artes e a Rodovia Leste Oeste, por exemplo.

O Renato Casagrande preferiu reunir a imprensa fora do recinto governamental. Saiu do palácio Anchieta e numa sala na área nobre de Vitória, apontou os canhões para o seu adversário mais difícil.

Em outra direção
Na convenção do partido Democratas ficou acertado o apoio a chapa do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), com isso o deputado estadual Elcio Alvares (DEM) se afastou da função de líder do Executivo na Assembléia. Casagrande ainda nessa semana deve sinalizar se mantém o vice-líder Atayde Armani. O problema é que o deputado também é do DEM. Na sessão dessa segunda-feira, José Esmeraldo (PMDB) foi até o microfone do plenário para elogiar e sugerir que o deputado Freitas (PSB) seja o escolhido do Governo. Freitas, que ocupava a tribuna, sem ficar encabulado, sorriu e agradeceu ao colega.

Musculatura para a campanha
As reuniões dos republicanos seguiram até tarde nessa segunda-feira. Passava das 21h e o  senador Magno Malta ainda conversava com lideres de outras legendas. Informava pessoalmente as decisões do PR. Não queria que os aliados fossem pegos de surpresa. Muito mistério até o último momento.

Limpando a gaveta
A próxima sexta-feira será um dia importante. Mas para Fabiano Contarato a expectativa não é pelo jogo do Brasil contra a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo. O delegado titular da delegacia de Delitos de Trânsito entra de licença no próximo dia 4. Anunciado como candidato a vaga de Senador da República pelo PR, Contarato precisa se afastar dos inquéritos. Cláudia Dematté, continua na delegacia, mas a chefia da policia civil ainda irá decidir se coloca outro delegado no lugar de Fabiano Contarato. Domingo, após a convenção, o delegado foi comemorar o anuncio da candidatura ao senado, numa churrascaria. Depois, se reuniu com os familiares que estiveram presentes na solenidade. E a família foi em peso. Quatro irmãos, dois cunhados, uma tia e dois sobrinhos.

De olho nos políticos
Contarato, além de delegado, também é professor. As aulas nas duas faculdades em que leciona, seguem até o fim do semestre. Combatendo os crimes de trânsito, o delegado ficou pop. Mas os políticos estão na mira de Fabiano Contarato. Diz o delegado nas promessas de campanha, que pretende tornar crime hediondo todos os delitos cometidos por políticos. Será que vão se arrepender de ter escolhido o delegado como candidato ao senado?!

Porta dos fundos
Em Cachoeiro de Itapemirim foi demitido o contador da Câmara Municipal. Hélio Grechi Roza é suspeito de desviar R$ 1,6 milhão e está sendo investigado pela Justiça e o Ministério Público. Hélio já foi preso duas vezes e fazia parte do quadro de servidores da casa há 26 anos.

Concorrência interna
Em pleno domingo o plenário da Assembléia estava movimentado com a convenção do PRP-ES. O partido deve seguir no apoio a Paulo Hartung (PMDB) para governador, e no cenário nacional já anunciou que faz parte da chapa de Eduardo Campos (PSB) para Presidência da República. Chama a atenção o número de 90 candidatos a Deputado Estadual. Vai faltar tempo de propaganda política para anunciar as propostas e os cinco dígitos de cada candidato.