Até quando o PSDB adiará a decisão de retirar candidatura de Guerino

guerinoDurante a semana o presidente estadual do PSDB tentou por duas vezes um encontro com o presidenciável Aécio Neves (PSDB) para definir os rumos do partido no Espírito Santo. Apesar das tentativas a reunião acabou não acontecendo e uma nova conversa ficou agendada para a próxima semana. Na pauta do debate, a posição do ninho tucano nas próximas eleições, se oficializa o apoio ao projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) ou se mantém a quase desacreditada candidatura do ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi (PSDB) ao Governo do Estado.

Guerino dividido
Nem o próprio Guerino parece que acredita que sua candidatura será mantida. Mas se tiver que optar em apoiar Casagrande ou o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) o tucano não vai pensar duas vezes em caminhar junto com o peemedebista, já que sua relação com o socialista azedou de vez com a retirada da propaganda do PSDB do ar após os ataques contra o Palácio Anchieta.

PMDB não desiste
Embora os tucanos tenham mais simpatia pela candidatura de Casagrande, o PMDB não desistiu de tê-los no palanque de Hartung. Durante a semana, o presidente Lelo Coimbra esteve no gabinete de Aécio e os rumores são de que ele teria oferecido palanque para o presidenciável na chapa de Hartung.

Água e óleo
O PSDB nunca escondeu sua preferência pelo ex-governador, no entanto, se precipitou ao dizer, antes mesmo de Hartung assumir sua candidatura, que jamais estaria no palanque onde o PT estivesse. É fato que os petistas ainda não confirmaram apoio a Hartung, mas recuar da declaração agora seria um tanto quanto contraditório.

Sem dúvidas
Apesar de confirmada, a candidatura de Hartung ao Governo do Estado ainda gera dúvida no meio político. Por outro lado, há quem já vislumbre sua eleição até como forma de sobrevivência. Dizem que político muito tempo sem mandato acaba enfraquecido e abre espaço para o surgimento de novas lideranças. Exemplo disso é que antes quase uma unanimidade, agora ele já precisa disputar terreno com o governador Renato Casagrande na preferência dos prefeitos capixabas.

Logística
Está chegando a hora para a realização do seminário Logística é a Solução, promovido pela Rede Vitória na próxima terça-feira (10). O prefeito Rodney Miranda (DEM) vai dar um tempo das conversas políticas para defender a escolha do município para sediar o porto de águas profundas. A construção do terminal na Ponta da Fruta deve nortear o debate entre os demais participantes do encontro que terá também a presença do governador Renato Casagrande.