A queda de braço entre PMDB e PSB no Espírito Santo ganhou novo capítulo. A justiça derrubou uma liminar que proibia a divulgação da pesquisa encomendada pela Executiva nacional do PMDB ao Ibope para medir a intenção de votos dos capixabas. O pedido de impugnação partiu do PSB, que apontou algumas falhas no questionário de apuração dos dados, entre eles, o fato de aparecer o nome do ex-governador Paulo Hartung e do senador Ricardo Ferraço, ambos do PMDB, como candidatos ao Palácio.
Voto induzido
Segundo o PSB, entre as perguntas está incluída ainda uma avaliação do Governo do Estado e também do governador Renato Casagrande. Logo após o recall, o eleitor é questionado se ele mudaria o voto para outro candidato. Para os socialistas, foi uma tentativa de induzir a opinião do entrevistado.
Não colou
Diante do recurso apresentado para barrar a divulgação da pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o juiz Carlos Simões Fonseca considerou improcedente os argumentos apresentados. A decisão, que a Coluna teve acesso, não foi bem digerida pelo PSB e a oposição, claro, fez a festa.
Orientação
Para evitar dor de cabeça para os que vão disputar as próximas eleições, o TRE-ES criou uma cartilha para disponibilizar informações para evitar problemas com a Justiça em relação à arrecadação de recursos, gastos e prestação de contas de campanha. O guia impresso pode ser retirado na sede do TRE-ES e uma versão digital pode ser baixada na página do órgão na internet.
Feriadão
E o dia de Corpus Christi não foi de folga para a maioria dos políticos capixabas, muito contrário. Aqueles que correm atrás de votos não perderam tempo e se desdobraram para visitar os tapetes artesanais de norte a sul do Estado.
Pré-campanha
O governador Renato Casagrande foi a Castelo, sua terra natal, e participou de uma das festas religiosas capixabas mais tradicionais do Espírito Santo. Às vésperas das eleições, todo contato mais perto do povo é muito bem vindo, ainda mais com a disputa cada vez mais acirrada com Hartung.