Apesar de ainda ser uma candidatura fantasma, como diz o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), é inegável a forte movimentação em torno da chance do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ser candidato ao Governo. Com as convenções pipocando, os rumores de que o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM) pode ser o vice do peemedebista voltaram a ganhar destaque nos corredores da Casa de Leis. O próprio democrata estaria fazendo encontros para tratar do assunto.
Articulações
Segundo fonte próxima à presidência, Ferraço já recebeu vários prefeitos, inclusive o chefe da Amunes, Dalton Perim, para uma conversa a porta fechada em seu gabinete durante a semana. Seria uma espécie de contra-ataque às investidas do governador Renato Casagrande (PSB) pelos municípios do interior.
Temperamental
Embora já tenha negado ser vice de Hartung, o presidente da Assembleia está trabalhando mesmo para que o ex-governador volte ao comando do Palácio Anchieta. Mas o temperamento explosivo do democrata já teria provocado uma mal estar entre os dois.
Campanha na rua I
O motivo da conversa acalorada teria sido o fato de Hartung demorar a assumir oficialmente que é candidato ao Governo, apesar dele ter entregue uma carta se colocando à disposição do partido. Depois do debate, o ex-governador enviou um emissário ao gabinete da presidência para acalmar os ânimos.
Hartung x Casagrande
O governador Renato Casagrande (PSB) segue pelo Estado fazendo sua pré-campanha e tem participado de vários encontros partidários. Por outro lado, Hartung, seu principal adversário, prefere a discrição e as conversas feitas a portas fechadas.
Preocupação
O clima interno no PT capixaba não é dos melhores, mesmo com a aliança com o PDT quase definida. É que segundo cálculos feitos por especialistas petistas, para reeleger um deputado estadual seriam necessários pelo menos 35 mil votos. E depois das prisões dos envolvidos no Mensalão dizem que a situação ficou bem preocupante.