Roberto Carlos é indicado por Hartung como candidato do PT

deputado-roberto-carlos-8d9fb5de69Mesmo tendo se descolado da possível (ainda tem gente na dúvida) candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ao Governo do Estado, o PT capixaba ainda segue as orientações determinadas de dentro do escritório do peemedebista, onde todos os dias há uma verdadeira peregrinação de políticos pedindo sua bênção. Importante estrela petista garante, inclusive, que foi de Hartung a indicação do deputado Roberto Carlos (PT) para ser o candidato do PT ao Governo nas próximas eleições.

Aliado
Entre os nomes do PT levados na quinta-feira para serem apreciados pela Executiva nacional, o deputado Roberto Carlos é o mais próximo do ex-governador. Foi Hartung, inclusive, que o lançou na política e até hoje é uma espécie de padrinho e consultor político.

Campanha branca
Com o deputado na disputa, Hartung sabe que não terá problemas durante a campanha, que promete ser uma das mais disputadas que o Espírito Santo já presenciou em sua história recente. Com um aliado como “adversário”, as chances de ataques ao seu Governo serão reduzidas a zero. Caso fosse a deputada Iriny Lopes a opção do PT, o ex-governador poderia ter mais dificuldades, já que a petista nunca foi de medir as palavras para avaliar o estilo centralizador do peemedebista.

Será coincidência?
Depois que bateu no peito e disse que assumiria a candidatura ao Governo, Roberto Carlos passou a elevar o tom contra o Palácio Anchieta. Na sessão da última quarta-feira, por exemplo, fez duras críticas ao Executivo e garantiu que se suas emendas continuarem sendo “seguradas” a tribuna da Assembleia vai tremer. Ficou parecendo uma ameaça, e realmente é…

Partido perdido
Parece que depois que “rompeu” como PMDB, o PT-ES anda um tanto quanto atônito com o fato de ter candidato ao Governo. Como não esperava o fim da relação com os peemedebistas, a legenda tenta decidir quem será o indicado. Nos bastidores, dizem, com um certo tom de brincadeira, que até o ex-vereador João Batista Babá já foi cogitado ao posto. Babá, por sua vez, diz que não quer o cargo e que está trabalhando para disputar a eleição em 2016.

Novos ventos
E o PSDB, que teria sua convenção neste sábado, segue sem uma definição sobre em qual palanque vai subir. A maior parte dos tucanos quer apoio a Casagrande, mas ainda há um grupo de resistente que prefere a candidatura própria. Há outros também que defendem aliança com Hartung, já que o PT está fora do páreo.