O assunto mais comentado nas ruas nem de longe é a escolha do próximo governador do Espírito Santo. A população que tranquilamente para numa roda de amigos para trocar ideais, discute sobre a escolha do próximo treinador da seleção brasileira de futebol. Uma pena porque faltam apenas 81 dias para as eleições, e os candidatos ao cargo maior na eleição estadual demonstram não estarem muito preocupados com a data curta até o pleito.
Pré-conceito
O tempo é curto e mudar a opinião de uma pessoa é das coisas mais difíceis de conseguir de um ser humano. Quando um conceito é pré-fixado na cabeça, mudá-lo demanda tempo e bons argumentos para convencimento.
Horário Eleitoral
Entre os cinco candidatos que disputam a vaga no Palácio Anchieta, dois estão em destaque e sabem que vão polarizar as discussões em torno da escolha do melhor nome. Mas eles seguem a passos lentos. Talvez na expectativa da chegada do dia 19 de agosto, quando começam as propagandas obrigatórias no rádio e na televisão. O problema é que quando essa data chegar o eleitorado indeciso terá poucas semanas para definir seu voto na urna no dia 05 de outubro. E talvez o número de indecisos não seja suficiente para reverter qualquer placar.
Finalmente
Moradores do distrito de Guararema, zona rural de Nova Venécia, finalmente saberão o que é celular e internet. Nesta quinta-feira o prefeito vai com uma comitiva até o pequeno lugarejo para assinar ordem de serviço de telefonia móvel e internet 3 G. A comunidade da região também receberá um caminhão caçamba.
De olho em Brasília
Servidores Públicos são maioria entre os candidatos a deputado federal nas eleições deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral recebeu 164 pedidos de candidatura para o cargo de deputado federal no Espírito Santo. Os servidores vêm principalmente da Secretaria Estadual de Saúde, Prefeituras, Assembléia Legislativa e do Poder Judiciário capixaba.
Quem é quem
No ranking das atividades e profissões exercidas pelos candidatos estão: servidores públicos, com 22 candidatos. Empresários, 12. Advogados, 11. Vereadores são oito e Médicos são sete. E 43 candidatos não informaram qual profissão exercem.