Levar a famí­lia para as ruas vira tática de campanha

casagrande e esposaA imagem de uma família feliz e unida tem sido explorada por candidatos há várias eleições. Normalmente os últimos programas eleitorais no rádio e na televisão reúnem os familiares num ambiente intimista, com a luz certa, para que mensagens positivas sejam passadas para o eleitor. Mas esse ano tem candidato que preferiu usar essa opção logo no inicio dessa corrida por votos.

No frio
Esse fim de semana Renato Casagrande (PSB), que tenta reeleição, subiu a serra capixaba e foi parar em Domingos Martins. A cidade que sedia um festival de inverno estava lotada, de famílias. Pais e mães protegeram os filhos do frio e desfilaram pelas agradáveis ruas do centro do município. Casagrande, político experiente e bem assessorado, levou a esposa Virgínia para acompanhá-lo no corpo a corpo.

Esposa feliz
Sorrindo o tempo todo, o casal conversou com muita gente, tirou fotos com outros tantos, e os dois aproveitaram para passear pela rua de lazer montada para o evento. Talvez quem mais aproveitou esse momento foi a esposa do governador que nesse período de campanha, alias uma das mais concorridas nos últimos doze anos, pode ficar mais perto do companheiro que se divide em duas funções políticas, a de candidato e governador.

Experiente
O ex-governador Paulo Hatung, que tenta voltar ao Palácio Anchieta sabe bem a importância da família nesses momentos. Em diversas campanhas já esteve ao lado da esposa e dos filhos para conquistar votos a mais. Um leitor da coluna recorda bem a reeleição para prefeito da capital. Hartung panfletava e distribuía abraços e sorrisos com a família nas feiras livres de Vitória. Lugar familiar.

Mais médicos
Por falar em Paulo Hartung, o candidato do PMDB segue em campanha e começou a semana se reunindo com médicos do Estado. Apresentou os investimentos que fez na área de saúde na época que foi governador do Estado, e ouviu o que precisa melhorar.

Festança
Nem parece que a disputa é para deputado federal. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) lança sua campanha numa festa na própria residência. Convidou muito gente, mas não confirma se o candidato da coligação, Paulo Hartung (PMDB), vai comparecer. Luiz Paulo apontou como limite de gasto da campanha o incrível valor de 2,5 milhões de reais. Se pegasse esse valor e dividisse pelos 48 meses de mandato parlamentar teria nos próximos quatro anos a bela quantia de R$ 52 mil mensais. Então ta!

Calendário
Está lá no site do Tribunal Superior Eleitoral. Todo o calendário para as eleições desse ano pode ser consultado por qualquer cidadão e principalmente por aqueles que estão nessa disputa. Este calendário também deixava bem claro quando que a divulgação de uma candidatura poderia ser feita. A Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo condenou o empresário Alberto Campos Fernandes, candidato a deputado estadual nas Eleições de 2014 pelo PPS, por propaganda eleitoral antecipada. Fernandes postou diversas fotos e mensagens em sua página pessoal no Facebook de cunho eleitoreiro, antes do prazo permitido para campanha pela Justiça.

Fake
Nas postagens feitas nos dias 8 de abril, 16, 17 e 30 de junho, e 1º de julho, o empresário se declarou candidato a deputado estadual, tendo, inclusive, veiculado o número de sua candidatura, o que caracteriza propaganda eleitoral antecipada. Ele foi multado em R$ 5 mil. Alberto Campos informou que ainda não foi notificado da decisão. Disse ainda que foi vítima de perfis falsos usados na Internet.