Aberta a temporada de exonerações no Palácio Anchieta

governo_palacio_anchieta__dab0830e90Embora tenha dito que não faria mudanças no Governo até o final do seu mandato, o governador Renato Casagrande (PSB) iniciou o processo de exonerações no Palácio Anchieta após a derrota que sofreu nas urnas no último domingo (5). Nesta terça-feira, por exemplo, vários servidores foram dispensados. Entre eles, o subsecretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Eduardo Loureiro Calhau, que é ligado ao governador eleito Paulo Hartung (PMDB). O constrangimento se dá, principalmente, porque eles sequer ficam sabendo da demissão e o medo tomou conta dos corredores do Executivo. A dica é antes de sair de casa conferir o Diário Oficial.

Enquanto isso…
Após deixar o Governo para fazer campanha eleitoral para Casagrande, muitos servidores começam a voltar às funções no Palácio Anchieta. O retorno, no entanto, está sendo feito de forma gradativa. Alguns deles ainda estão em casa esperando a publicação da nomeação.

De olho na PMV
Passada (um pouco) a euforia das últimas eleições, o meio político já começa a se movimentar de olho no próximo processo eleitoral. O deputado Lelo Coimbra (PMDB), um dos mais votados para a Câmara, já estaria de olho na vaga de prefeito de Vitória, embora desconverse sobre o assunto.

De olho na PMV
No entanto, nos bastidores políticos, Lelo já estaria sendo preparado pelo governador eleito Paulo Hartung (PMDB) para enfrentar o prefeito Luciano Rezende (PPS) nas urnas. A princípio o nome de Hartung seria o ex-secretário Haroldo Correa, mas por não ter sido eleito para a Assembleia dificilmente conseguiria bater de frente com Luciano em 2016.

Nova função
Lelo já está sendo cogitado para ser o novo secretário de Educação, cargo que, inclusive, já exerceu anteriormente no Governo Hartung. A ideia seria trazê-lo para o Estado para ficar mais perto de Vitória e fortalecer sua eventual candidatura.

Substituição
A manobra para tirar Lelo da Câmara beneficiaria também a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (DEM), derrotada nas urnas e primeira suplente da coligação. Seria uma forma de colocar a mulher do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), em Brasília em troca do apoio obtido do democrata durante a campanha.

Rock da vitória
Aliados e apoiadores de Hartung marcaram para esta quarta-feira (8) uma grande festa para comemorar a vitória do governador eleito nas urnas. O evento será embalado por bandas capixabas e o valor do ingresso para a comemoração foi estipulado em R$ 50. Salgado, não?