Os capixabas mais uma vez deram uma demonstração de que não estão satisfeitos com o Governo Federal e foram às urnas neste domingo (26) pedindo mudança. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador Aécio Neves (PSDB) foi o campeão de votos, obtendo 53,85% da preferência dos capixabas. Por sua vez, Dilma Rousseff (PT), teve 46,12%.
Em quatro anos de mandato, Dilma esteve duas vezes no Espírito Santo quando veio participar de uma entrega de casas populares. Em outra passagem relâmpago foi quando sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas no final do ano passado. Do aeroporto mesmo foi embora, deixando a população na expectativa de um corpo-a-corpo mais efetivo.
No seu Governo, Dilma também não foi muito bondosa com os capixabas. Obras importantes do Governo Federal para o Estado foram deixadas de lado. As principais dela são o Porto de Vitória, duplicação de rodovias e a do aeroporto de Vitória, esta última que já se arrasta há anos e ainda não há uma definição de quando será concluída.
A expectativa é que nos próximos quatro anos as demandas antigas que atrapalham o desenvolvimento do Espírito Santo sejam finalmente atendidas. Por outro lado, a relação do Palácio Anchieta com o Planalto pode ficar ainda mais complicada, já que o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) esteve no palanque de Aécio.
Diante desse cenário, a bancada federal terá papel fundamental nessa interlocução. Serão os novos deputados que terão a difícil tarefa de intermediar essa relação. A maioria, segundo o cientista Fernando Pignaton, tem esse perfil. Agora é torcer para 2015 chegar e esperar, afinal já esperamos quatro anos, para que dias melhores estejam porvir.