Dilma sai fortalecida em municípios da Grande Vitória

dilmaEmbora tenha sido derrotada nas urnas no Espírito Santo, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) foi vitoriosa nos municípios de Serra, Cariacica e Viana, todos administrados por prefeitos que fizeram oposição à petista e realizaram campanha para o senador Aécio Neves (PSDB). Passada a eleição, a expectativa agora é de que a relação dessas cidades com o Governo Federal não seja prejudicada. No meio político, no entanto, já há uma preocupação de que a presidente possa beneficiar apenas seus aliados. Quem pode ter dificuldades também é o governador eleito Paulo Hartung (PMDB), outro que subiu no palanque de Aécio.

Conflito de dados
A equipe de transição de Hartung já começou a analisar o orçamento previsto para o Estado no ano que vem. Segundo o coordenador Haroldo Correa, os números não correspondem com a realidade. Na peça enviada à Assembleia, a previsão de crescimento de receita é de quase 19%. “Isso não é realista”, pontuou.

Sem explicação
Ainda segundo Haroldo, foram analisadas duas versões do orçamento. A segunda apresentava uma diferença de R$ 200 milhões maior que a primeira. “Nos parece exagerado (…) com certeza não estamos crescendo nessa velocidade”.

Caminhada
Um dia após a derrota de Aécio, o líder do PSDB capixaba e vice de Hartung, César Colnago (PSDB), já colocou o pé na estrada e participou de um encontro da Terceira Idade de Rio Bananal, interior do Espírito Santo. Ele é apontado para assumir também a pasta da Agricultura no próximo Governo…

Sinal amarelo
As chuvas que atingiram a Grande Vitória no último domingo acenderam o alerta nas prefeituras, principalmente em Vitória e Vila Velha. Em quase meia hora de temporal as ruas ficaram completamente alagadas. Pelo visto, os investimentos feitos não foram suficientes. Será que ainda tem tempo de se preparar para as chuvas de janeiro?

Prefeitos na rua
Os prefeitos Luciano Rezende (PPS) e Rodney Miranda (DEM) logo após os primeiros indícios de alagamentos suspenderam a folga da equipe e foram para as ruas acompanhar os trabalhos de monitoramento. Não conseguiram nem acompanhar a apuração dos votos. Foi melhor, até porque os dois estavam no palanque de Aécio.