Com 13 representantes, a bancada capixaba em Brasília vai ter que desempenhar papel fundamental na articulação entre o Governo Federal e o Palácio Anchieta, principalmente porque o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) estava no palanque do senador Aécio Neves (PMDB), adversário da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Diante desse cenário já começaram as especulações em torno de quem será o líder da bancada no ano que vem, já que a atual, Iriny Lopes (PT), não foi reeleita. Uma das exigências para a função é de que o escolhido tenha acesso facilitado em Brasília.
Na disputa
Na Câmara, são seis deputados novatos. No Senado, embora não seja uma novata, está Rose de Freitas (PMDB), a primeira senadora eleita do Espírito Santo. Por sua vasta experiência, assumindo a presidência da Câmara por diversas vezes, Rose é o nome mais forte para o posto.
Outro nome
Entre os novatos, o que se comenta é que o ex-prefeito Max Filho (PSDB) poderia ser uma opção para o cargo. Lideranças tucanas afirmam que ele tem representatividade no maior colégio eleitoral do Estado, que é Vila Velha, e ainda tem como aliado o vice-governador eleito César Colnago (PSBD).
Entrave I
O problema, nesse caso, seria o fato de Max não ter um bom relacionamento com Hartung. E com um cenário político desfavorável para o Estado seria importante o coordenador ser alguém que tivesse um boas relações com o governador e o Governo Federal.
Entrave II
Mas uma aproximação entre Hartung e o ex-prefeito não seria impossível, já que o próprio peemedebista surpreendeu ao aparecer ao lado do senador Magno Malta (PR), político que sempre foi seu desafeto. Hartung também sempre teve divergências com Rose, no entanto, os dois estavam no mesmo palanque nas últimas eleições.
Efeitos da chuva
Um dia antes da chuva, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), convocou vereadores e secretários para fazer um “tour” nos canais do município para acompanhar as obras que estão sendo feitas para evitar os constantes alagamentos. Um ônibus saiu da Câmara com a comitiva. Os parlamentares tiraram fotos e aprovaram a iniciativa.
Leia mais sobre o cenário político: