Casagrande desabafa um dia após sofrer “golpe” na Assembleia

SEJUS - Prêmio Humaniza 2014 - Foto Thiago Guimarães 101214 05Um dia após ter as contas rejeitadas pela Comissão de Finanças, o governador Renato Casagrande (PSB) voltou a criticar o governador eleito Paulo Hartung (PMDB). O socialista se mostrou surpreso com a não aprovação das suas contas, já que a prestação recebeu o aval do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Sem citar nomes, Casagrande disse durante a entrega do Prêmio Ecologia que “ficou claro o jogo sujo” e que “tem gente que faz política sem critérios, faz uma política suja baseada na mentira”, disse diante do salão repleto de convidados.

Casa arrumada
Ainda no seu discurso, Casagrande garantiu que sai do Governo deixando o Estado organizado. Antes de encerrar, lamentou que “exista essa política a qualquer custo”. Para o governador, a estratégia usada para rejeitar suas contas foi usada pelo futuro governo para “assumir sem cobranças e responsabilidades”.

Roteiro
A sessão que reprovou as contas parecia seguir um roteiro. O líder do Governo, Vandinho Leite (PSB), só apareceu justamente no momento em que sua presença era cobrada pelo colega José Esmeraldo (PMDB). Na hora que Vandinho surgiu ninguém segurou o riso e o peemedebista ficou com cara de paisagem.

Tudo dominado
E o prefeito de Linhares, Nozinho Correa (PDT), conseguiu nova vitória na Câmara de Linhares. O vereador e atual presidente da Mesa, Miltinho Colega (PSDB), foi reeleito para mais um mandato de presidente. Além do tucano, o primeiro e segundo secretários da Mesa, Estéfano Silote (PDT) e Edmar Vitorazzi (PTN), respectivamente, também são aliados da linha de frente do prefeito.

Os do contra
A eleição da nova composição da Mesa contou com nove votos favoráveis. Os vereadores José Zitenfeld Cardia (PSD), que é oposição política declarada contra Nozinho, e Fabrício Lopes (PMDB) se abstiveram. Já Pedro Joel Celestrini (PRB), ex-secretário de Serviços Urbanos do ex-prefeito Guerino Zanon, votou contra. O vereador Amantino Pereira Paiva, braço direito de Guerino na Câmara, foi embora durante a votação.

Esclarecimento
O deputado Hércules Silveira (PMDB) entrou em contato com a Coluna para esclarecer a nota divulgada sobre a mudança no horário das sessões de segunda-feira das 15 para às 19 horas. O peemedebista contestou a informação de que a troca representaria mais gastos para o Legislativo. Segundo ele, o consumo de energia que já se gasta durante a tarde será o mesmo da noite. E o servidores entrariam no trabalho mais tarde com o expediente alterado. Está feito o esclarecimento.

Encontro casual 

Lula

Em recente encontro em São Paulo, os diretores do BNDES Guilherme Lacerda e Maurício Borges aproveitaram a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para colocar o papo em dia. Na conversa, não pode faltar, claro, a atual conjuntura econômica nacional e seus reflexos no Espírito Santo.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada