Prefeitos capixabas temem ficar sem recursos de Hartung

prefeitos2O governador eleito Paulo Hartung (PMDB) reuniu os prefeitos capixabas para um encontro nesta quarta-feira. Além de alertar para a situação financeira do Estado, o peemedebista aproveitou para sinalizar que o processo eleitoral é página virada e que os prefeitos que estiveram no palanque adversário não devem sofrer retaliações. O sentimento de prefeitos consultados pela Coluna é de alívio e eles garantem que o discurso de Hartung agora é de buscar aliados para retomar o crescimento do Estado e enfrentar as dificuldades. O que passou, passou…

Dinheiro no caixa
Embora estejam afinados com Hartung, há prefeitos que temem que o Fundo das Cidades, criado pelo atual Governo e que ajudou bastante os municípios, seja extinto em 2015. Só para o ano que vem, estão previstos no orçamento recursos da ordem de R$ 200 milhões.

Bandeira branca
No primeiro encontro que tiveram desde que romperam com a relação em 2012, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o governador eleito do Estado, Paulo Hartung (PMDB), selaram a paz. Em seu discurso, Hartung disse que queria acabar com qualquer constrangimento que tenha ficado entre eles por conta do processo eleitoral.

Sem ressentimento
Luciano tinha Hartung como padrinho político, mas a relação foi rompida nas eleições municipais quando o peemedebista decidiu apoiar o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para a prefeitura de Vitória. “Vamos trabalhar por um Espírito Santo melhor. Sem mágoas e sem brigas”, declarou o governador. No final os dois até se abraçaram.

Primeira falta
E o deputado Hércules Silveira (PMDB) teve sua primeira “falta”. Tudo por uma manobra dos próprios colegas. Ele estava ao telefone quando pediram a verificação de quórum. Sem tempo de registrar presença a sessão caiu. Antes, Sandro Locutor (PPS) fez questão de registrar a “ausência” do peemedebista, que é o fiscal da frequencia dos demais parlamentares.

Homenagem
Às vésperas de deixar o mandato após 24 anos na Assembleia, o deputado estadual Claudio Vereza (PT) recebeu uma homenagem no Senado nesta quarta-feira com a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. A honraria é entregue a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.

Aniversário
O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou 54 anos de idade nesta quarta-feira (3). Bem humorado, ele recebeu muitos telefonemas de autoridades políticas, amigos e parentes. Foi um dia de festa no Palácio Anchieta.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada