Embora a população não esteja interessada em acompanhar a baixaria que virou as últimas sessões da Câmara da Serra, alguns vereadores iniciaram um verdadeiro tumulto para evitar a transmissão das sessões (as de interesse público) pela Internet. Equipamentos de comunicação foram danificados. Além de destruir patrimônio público, um grupo de parlamentares também decidiu enfrentar a Justiça para anular a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, já que o pedido tinha sido rejeitado duas vezes. No Legislativo, a manobra está sendo considerada como uma tentativa de golpe para derrubar a nova presidente Neidia Pimentel (SDD). Uma nova eleição já foi marcada no apagar das luzes no dia 31 de dezembro.
Em Brasília
Antes de anunciar parte da equipe de secretários, o governador eleito Paulo Hartung se reuniu em Brasília com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para discutir assuntos de interesse do Estado. Participaram da comitiva os deputados Lelo Coimbra (PMDB) e a senadora eleita Rose de Freitas (PMDB).
Secretariado
Com a confirmação de Haroldo Correia como novo secretário de Educação do próximo Governo, os rumores de que o deputado Lelo Coimbra assumiria a pasta foram liquidados. Com isso, aumenta a expectativa de que o deputado Jorge Silva (PROS) deve aceitar o convite para ser secretário e abrir caminho para a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM) na Câmara.
Crise no PSD
A insatisfação dentro do PSD capixaba ganha novo capítulo. O presidente da sigla, o vereador Max da Mata, convocou um encontro do PSD Mulher sem consultar algumas lideranças do sexo feminino. A mulherada está na bronca, entre elas, está a vereadora de Cariacica, Jacqueline Moraes (PSD), que alega não ter sido convidada para a reunião.
Crise no PSD
Segundo Jacqueline, ela estaria sendo alvo de represália, já que seu marido, Adilson Avelina (PSD), é um dos líderes do movimento que pede a mudança na direção estadual do partido. O assunto já foi levado para a executiva nacional porque dizem que Max estaria usando o partido para fazer eventos de interesse pessoal.
Balanço
O governador Renato Casagrande (PSB) convocou a imprensa para apresentar um balanço dos quatro anos de seu governo nesta sexta-feira (19), a partir 10h30, no gabinete do Palácio Anchieta. Antes, porém, às 9 horas, prestará contas ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico das ações desempenhadas durante seu mandato.
Leia mais sobre o cenário político: