Mais uma vez os deputados estaduais fizeram uma manobra para derrubar a sessão da Assembleia Legislativa e não votar projeto de origem do atual Governo que garantia gratuidade para usuários de ônibus acima de 65 anos de idade, menores de cinco anos e deficientes físicos. O deputado Claudio Vereza (PT) denunciou que existem forças ocultas e estranhas estão impedindo os trabalhos na Casa. Curiosamente, antes os mesmos parlamentares votaram projeto que permite a reeleição para presidente da Casa. Logo após o plenário foi esvaziado. Foram buscar do lado de fora os deputados Paulo Roberto (PT) e Luzia Toledo (PMDB), mas nenhum deles apareceu.
Tentativa
Antes de votar o projeto, o deputado Luiz Durão (PDT) que presidia a sessão, até tentou em vão esperar a boa vontade dos parlamentares. Talvez apressado para derrubar logo a sessão, o deputado Marcelo Santos (PMDB) chegou a questionar quanto tempo seria necessário esperar até que uma decisão fosse tomada. O tempo que eu achar razoável, rebateu Durão.
Mudança
Tramita no plenário projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB) que altera o horário da sessão de segunda-feira de 15 para às 19 horas. O peemedebista justifica a mudança alegando que a população terá mais tempo para acompanhar os trabalhos. Se está difícil ter quórum à tarde, imagina à noite. Sem contar mais despesas, já que o expediente só será encerrado às 22 horas.
Sem quórum
Vereadores de Vitória resolveram boicotar a inauguração da ciclovia que liga a Praça dos Namorados à orla de Camburi no último domingo. Apenas três estiveram presentes: Vinícius Simões (PPS), Fabrício Gandini (PPS) e Max da Mata (PSD). Em tempo, a relação do prefeito Luciano Rezende (PPS) e os demais parlamentares não é a das melhores.
Cerimonial
Após retornar da viagem aos Estados Unidos, o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) anunciou que a posse do governador eleito Paulo Hartung (PMDB) será realizada no dia 1º de janeiro, às 15 horas. Já deu ordens para que o cerimonial comece a se preparar para o evento. Pelo menos vai dar tempo dos convidados se recuperarem da ressaca da festa do réveillon.
Luto
Os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que fazem parte da Associação dos Auditores de Controle Externo do Estado do Espírito Santo (Ascontrol/ES), irão trabalhar de preto nesta terça-feira (9), dia internacional de combate a corrupção. A Ascontrol entende que é uma excelente oportunidade para que a população debata o tema e fiscalize o poder público.
Leia mais sobre o cenário político: