A indicação do ex-prefeito João Coser (PT) para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) não foi bem aceita pela população. Logo após o anúncio de que iria compor a nova equipe de Governo, a página do governador Paulo Hartung (PMDB) nas redes sociais foi bombardeada por críticas. Coser não tem apoio nem mesmo dentro do seu partido. Parte da sigla acredita que o PT não deveria estar junto de um Governo que já declarou que fará oposição à presidente Dilma Rousseff (PT).
Mas o que levou o governador Paulo Hartung a nomear um secretário barrado nas urnas para o Senado e reprovado na prefeitura de Vitória? Além disso, pesa contra Coser o processo que responde por improbidade administrativa durante sua gestão no Executivo da Capital.
Muito mais que uma liderança, Coser é amigo pessoal de Hartung, fez campanha para ele apesar de seu partido ter lançado candidatura própria ao Governo. Já seria um bom motivo para a indicação. Mas abrigar em sua equipe profissionais apenas por amizade não faz parte do perfil do governador.
Também não faz parte do comportamento de Hartung colocar para trabalhar junto com ele quem tem pendências na Justiça. Mas nos bastidores, o que se comenta é que o novo governador tem planos para a carreira política de Coser.
A ideia inicial é fazer com que ele, na secretaria, consiga reverter a rejeição e tentar, mais uma vez, voltar à prefeitura de Vitória. Ficar muito tempo sem mandato não é bom para nenhuma liderança política, principalmente para Coser que é presidente de uma das siglas mais importantes do Estado.
Mas há quem ainda aposte que os planos de Hartung para o ex-prefeito vão mais além. Os rumores apontam que existe uma chance, remota, é verdade, de que o petista estaria sendo trabalhado para a sucessão palaciana. Por outro lado, há quem garanta que essas previsões são apenas para PH manter o PT como aliado, apenas isso.
Pode ser, até porque Hartung é sempre imprevisível em suas decisões. É mais fácil Coser reverter sua rejeição do que alguém prevê o que vai na cabeça do novo governador.
Leia mais sobre o cenário político: