A polêmica sobre aumentar o número de vereadores na Câmara de Vitória já é antiga e pode voltar à pauta este ano. A ideia seria elevar de 15 para 21 a quantidade de cadeiras no Legislativo da Capital. Rumores apontam que o presidente Namy Chequer (PCdoB) não é muito favorável à proposta pela repercussão negativa que o tema pode causar. Por isso, ninguém quer colocar a cara para bater, principalmente porque as eleições estão quase chegando e há um receio da medida acabar causando uma renovação no plenário. Por outro lado, há um grupo que defende maior representatividade na Casa.
Sem gastos
O argumento dos que defendem o aumento do número de vereadores é de que apesar de mais cadeiras não haveria elevação das despesas. O orçamento será o mesmo independente da chegada dos novos parlamentares. Com isso, reduziriam os gastos em relação ao mandato de cada um dos edis.
Do contra
Em contrapartida, há vereadores que não querem nem discutir a proposta. O que se comenta nos corredores do Legislativo é que alguns já têm como certa a reeleição e não estariam dispostos a correr o risco de perder o mandato com o aumento da concorrência.
Efeito Luiza
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) usou em suas redes sociais um famoso bordão da Internet para alfinetar o atual governador Paulo Hartung (PMDB). O socialista destacou o crescimento de 3% no PIB capixaba em 2014 e na foto postada aparece a seguinte legenda: E diziam que a economia capixaba estava na pior. Se isso é estar na pior o que quer dizer estar bem, né?.
Viver melhor
Em outro post, o ex-governador Renato Casagrande comemora ainda os investimentos feitos nos seus quatro anos de mandato. Para ele, os avanços ajudaram a colocar o Espírito Santo no terceiro lugar do ranking entre os estados com melhor qualidade de vida do país.
Novos voos
Após conquistar quase sete mil votos para deputado federal em Santa Maria de Jetibá, o tucano Romeu Berger quer deixar o PSDB. Ele já está conversando com outras legendas e seu objetivo é poder ser candidato a prefeito do município mais pomerano do Brasil em 2016. Está otimista!
Leia mais sobre o cenário político: