Da Vitória desiste da disputa pela presidência da Assembleia

DaVitoria_18022014_media_ReinaldoCarvalhoDepois de muita articulação e ser o nome mais apontado para disputar a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Da Vitória (PDT) decidiu jogar a toalha e renunciar a eventual candidatura à sucessão do atual presidente, Theodorico Ferraço (DEM), a pedido do governador Paulo Hartung (PMDB). Com a decisão, embora ainda não tenha anunciado oficialmente que vai concorrer à reeleição, o democrata ganha força para ficar mais um mandato à frente da Mesa Diretora. O pedetista até que tentou se aproximar de Hartung (PMDB), mas ao que tudo indica, as conversas não foram adiante e só lhe restou essa alternativa.

Dificuldade
Pesava contra o pedetista o fato de ele ter feito campanha para o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e, quem conhece o governador Paulo Hartung, sabe que dificilmente ele daria a bênção para quem esteve no palanque adversário nas últimas eleições.

Implosão
Com a saída de Da Vitória, o blocão, que vislumbrava uma candidatura de oposição à atual Mesa Diretora, agora fica perdido e a chance de lançar outro nome fica cada vez mais complicada. A entrada de Hartung no processo de sucessão na Assembleia acaba inibindo uma eventual iniciativa para confrontá-lo.

Alternativa
Ferraço, sem sombra de dúvida, é o nome que deve receber a bênção de Hartung para ficar no cargo, embora seu temperamento explosivo em algumas situações cause uma certa preocupação no Palácio. Por outro lado, o nome do deputado Dary Pagung (PRB) já aparece como uma segunda alternativa e poderia ser o consenso entre os demais parlamentares. Até porque Pagung é discípulo e reza na mesma cartilha do governador.

Rádio oficial
A direção da Rádio Espírito Santo, a emissora oficial do Governo, não é mais de responsabilidade de Ricardo Iannotti. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. A rádio-corredor informa que outras exonerações vão acontecer, entre elas, a do diretor da RTV, Sérgio Egito.

Troca-troca
A deputada Janete de Sá (PMN) sofreu uma baixa na equipe com a chegada dos novos parlamentares na Assembleia. Sua assessora de imprensa, Izabel Mendonça, deixa seu gabinete após três anos de trabalho. Izabel foi aprovada no processo seletivo feito pelo tucano Sérgio Majeski e a partir de fevereiro assume a comunicação do novo deputado.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada