Após três anos de amizade estremecida, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) tiveram o primeiro encontro oficial desde que a relação foi rompida em 2012 nas eleições municipais. Na pauta, pedidos de parceiras com o Governo nas áreas de mobilidade urbana, saúde e educação, além de solicitar apoio ao programa de terceirização da dívida pública. Foi uma agenda administrativa positiva para a Capital, mas o encontro representa muito mais que uma reunião de negócios. É uma aproximação política que pode influenciar no projeto de reeleição de Luciano em 2016. O primeiro passo foi dado, resta saber se a amizade será restabelecida.
Contradição
Após ser indicado para assumir a direção do Detran-ES, o delegado Fabiano Contarato afirmou que faria processo seletivo para os cargos no órgão. No entanto, o que se comenta é que alguns diretores e gerentes estão sendo nomeados pela velha prática da indicação política.
No prejuízo
Ao dar entrada na aposentaria, o deputado estadual Claudio Vereza (PT) teve uma desagradável surpresa. Descobriu que, embora tivesse contribuído, a Assembleia Legislativa não repassou ao INSS o valor descontado ao longo dos anos de mandato. Conclusão: teve que pagar R$ 17 mil do próprio bolso para conseguir se aposentar. Na sessão desta terça-feira, disse que vai entrar com ação judicial contra a Casa de Leis.
Aécio vem aí
Depois de passar pelo Estado durante a campanha presidencial, o senador Aécio Neves (PSBD) vai retornar ao Espírito Santo no próximo dia 5 de fevereiro. Ele vai acompanhar a posse do ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) na direção do Bandes. A visita está sendo organizada pelo vice-governador, César Colnago (PSDB).
Presidência
Com a possibilidade de disputar a presidência da Assembleia, o deputado estadual Da Vitória (PDT) está realizando visita em vários órgãos do Estado. Nesta terça-feira (20) se reuniu com o presidente da OAB-ES, Homero Mafra. Acompanhado do deputado Gilsinho Lopes (PR), ele apresentou os pontos defendido pelo blocão para assumir a Mesa Diretora.
Falando nisso…
O deputado Gilsinho e o secretário da Casa Civil, Paulo Roberto, foram vistos almoçando em um restaurante de Vitória. O ex-deputado é o responsável pela articulação entre a Assembleia e o Executivo para a escolha do novo presidente do Legislativo.
Leia mais sobre o cenário político: