A decisão do Governo do Estado em retirar viaturas da Polícia Militar das ruas para cortar custos causou um bate-boca na sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A troca de farpas começou quando o deputado Amaro Neto (PPS) “desceu a ripa” na nova medida de contenção de despesas. O líder do Governo, Gildevan Fernandes, retrucou e lembrou que segurança não é questão de quantidade, e sim qualidade. O parlamentar acusou o colega: “O senhor não conhece os problemas das ruas, fica atrás da TV”. Amaro rebateu ao dizer que tem conhecimento da (falta) segurança no Estado. Policiais tem sido expulsos de suas casas pelos traficantes e o senhor vem me falar em qualidade na segurança pública?”, questionou. Climão!
Anjo mau
Para descontrair a sessão, o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), brincou ao chamar o deputado Enivaldo dos Anjos para falar na tribuna. “Só que de anjo ele não tem nada”. Os parlamentares que estavam no plenário não seguraram a risada.
Após folia
Integrantes da CPI do Pó Preto, na Assembleia, só serão conhecidos após o Carnaval. A única coisa que se sabe é que o deputado estadual Rafael Favatto (PEN) é que deve ser o presidente da Comissão. Os outros integrantes devem ser os componentes da comissão de Meio Ambiente do Legislativo.
Pontualidade
Formada pelas deputadas da Casa, a Bancada do Batom parece que não anda muito afinada com o horário. As novatas Raquel Lessa e Eliana Dadalto foram as únicas que chegaram no horário para o início da sessão desta quarta-feira. As deputadas veteranas Luzia Toledo chegou perto das 10 horas, marcou presença e se retirou do plenário. Já Janete de Sá chegou uma hora após o início dos trabalhos.
Novato na Câmara
Depois de várias tentativas, a drag queen Chica Chiclete vai assumir uma cadeira na Câmara de Vila Velha. Ela entra no vaga deixada pelo vereador Andinho Almeida (PMDB), que foi escalado para ser titular da Secretaria de Esporte da prefeitura municipal. Só que ele promete participar da sessão como Francisco Spala.
Tucano esperto
Embora seja novato na Assembleia, o deputado Sérgio Mejeski (PMDB) mostrou que está de olho nos trabalhos do Legislativo. Nesta quarta-feira, ele pediu indeferimento do requerimento do deputado Marcelo Santos (PMDB) que cria a Comissão Especial de Petróleo, Gás e Energia. É que o tucano é o presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, portanto, ele que tem competência para tratar do assunto. O equívoco poderia passar despercebido, porém Majeski tem estudado bastante o Regimento Interno da Casa.
Leia mais sobre o cenário político: