Que 2015 seria um ano de vacas magras, isso ninguém já tinha mais dúvidas, principalmente pela troca de governo e as incertezas da crise econômica no país e no mundo. No entanto, com apenas dois meses do ano os capixabas já vivem no sufoco para pagar tantos aumentos, que curiosamente não foram mostrados durante a campanha eleitoral.
O choque de realidade bate mais uma vez à porta dos consumidores no Estado nesta segunda-feira, quando a conta de energia fica 26% mais cara. Sem falar na alta dos preços no supermercado, os juros nas alturas, o reajuste na gasolina, a redução nos postos de trabalho e mais impostos para empresários. E novas medidas não estão descartadas. Não está fácil mesmo viver no país da presidente Dilma Rousseff.
Embora as medidas impopulares sejam necessárias, a sensação que fica é que fomos todos enganados. Aliás, todos não. Pelo menos os que deram à presidente Dilma mais um mandato. Durante a campanha eleitoral foi mostrado um país das maravilhas e muita gente acabou caindo no conto de fadas.
O sonho, no entanto, acabou mais rápido do que sem esperava e a realidade chegou para todos, eleitores ou não de Dilma. Agora, até quem a defendida, hoje já coloca em xeque sua permanência no cargo até o final do mandato. Os aliados e militantes da presidente mergulharam e lideranças do PT daqui do Estado já falam até em renúncia.
Além da crise financeira, Dilma ainda enfrenta uma crise política sem precedentes na história da Petrobras. A estatal, mergulhada em escândalos de corrupção, já teve a nota de crédito rebaixada por investidores.
Diante do cenário do caos, será que ainda é possível acreditar em dias melhores? A gente torce para que sim, afinal de contas somos todos brasileiros e não desistimos nunca. Apesar de tudo…
Leia mais sobre o cenário político:
ESSE É O GOVERNO DO PT,