Hartung pede a Dilma ajuda para reduzir custos em portos

O governador Paulo Hartung (PMDB) enviou uma carta (sim, cartas ainda existem) para a presidente Dilma Rousseff (PT) pedindo ajuda para reduzir os custos na movimentação nos portos capixabas. O peemedebista solicita ao Governo Federal a isenção durante cinco anos do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre mercadorias cujo destino final são os terminais do Estado. O objetivo do pleito é ampliar a competitividade e a atratividade da realização de operações pela área portuária capixaba. A retirada da cobrança ajudaria a impulsionar as atividades portuárias por aqui e traz mais competitividade para o Estado.  O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado, reforça a importância do pedido e lembra que o setor já sofre com a crise nos últimos dois anos.

Sob nova direção
Depois de quatro anos, o jornalista Sérgio Egito deixa a direção da Rádio e TV do Espírito Santo, as emissoras oficiais do Governo. No seu lugar assume Geraldo Magela. No comando da Rádio foi nomeado Arthur Wernesbach e a responsável pela TV será Rozane Ottoni Lauber.

Alfinetada
Durante sessão na Câmara de Vitória, o vereador Devanir Ferreira (PRP) deu uma alfinetada nos deputados estaduais. Ele afirmou que integrantes da CPI do Pó Preto municipal não podem ficar recebendo visitas de executivos de empresas poluidoras, assim como vem acontecendo na Assembleia Legislativa.

Troca de horário
O deputado Hércules Silveira (PMDB) não desiste da ideia de mudar o horário da sessão para as 18 horas. Segundo ele, a população vai poder acompanhar os trabalhos pela TV Ales. Um parecer da Comissão de Justiça já deu aval à mudança, mas a proposta divide os parlamentares. A alegação é que ninguém vai deixar de ver as novelas e os noticiários para acompanhar a sessão. “Não temos o cacife que tem a Globo, Record e SBT”, disse o deputado Marcelo Santos (PMDB).

Perigo
Com a reforma da calçada da Assembleia, servidores que dependem do transporte público reclamam que o local ficou perigoso com o fim do ponto de ônibus. Eles têm que ficar espremidos esperando o coletivo e a volta para casa tem sido cada dia mais arriscada, já que alguns casos precisam passar pelo meio da rua para entrar na Casa. Não está fácil para ninguém…

calçada

Esclarecimento
Ao contrário do que foi publicado pela Coluna, a indicação do novo secretário de Transporte de Vitória, Josivaldo Barreto, não foi indicação da ex-chefe de gabinete do ex-governador Renato Casagrande (PSB), Valésia Perozini. Ela entrou em contato para esclarecer que não teve nenhuma participação nesse processo, já que está, inclusive, afastada do PSB.

Lançamento
O senador Cristovam Buarque lança, em Vila Velha, na próxima segunda-feira, o livro “O Erro do Sucesso”, que conta os erros da evolução humana e aponta os desafios para a humanidade de olho no futuro. O evento acontece no Centro de Convenções de Vila Velha, às 19 horas. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada