MPES quer reduzir número de assessores na Câmara de Vitória

Se depender da promotora de Justiça Letícia Lemgruber, o número de assessores da Câmara Municipal de Vitória vai ser reduzido. Uma orientação do Ministério Público do Espírito Santo pede que os gabinetes reduzam a quantidade de servidores. Atualmente, cada vereador tem direito a 20 funcionários para as atividades internas. A justificativa para o pedido é que em 30 anos a população da Capital cresceu 70% e, nesse período, as contratações superaram esse percentual. Nesta sexta-feira, o presidente do Legislativo, Namy Chequer (PCdoB), se reúne com a procuradoria da Casa para definir os ajustes que podem ser feitos.

Redução
O vereador Luiz Emanoel (PSDB) concorda com a medida e acredita que 15 servidores seriam ideais para o funcionamento do gabinete. Desde que assumiu seu mandato, o tucano esclarece que nunca utilizou o número máximo permitido e que atualmente são 12 funcionários à sua disposição.

Mais disputa
Caso o número de assessores realmente seja reduzido, nos corredores da Casa já há uma preocupação com as demissões, já que alguns gabinetes estão abarrotados. Os vereadores também estão preocupados, mas o motivo deles é outro.

Menos verba
Segundo conversas de bastidores, os parlamentares temem que haja redução também da verba de gabinete, o que é natural, já que haverá menos gente trabalhando. E quando o assunto é dinheiro dos vereadores, o tema costuma gerar muita polêmica e confusão.

Poder na Serra
Enquanto não define se vai ou não ocupar uma secretaria no Governo, o deputado estadual Guerino Zanon (PMDB) mostra que está com prestígio no Palácio Anchieta. Foi dele a indicação do nome da diretora do Hospital Dório Silva, na Serra. Sônia Dalmolin já foi secretária de Saúde em Linhares durante mandato de Guerino como prefeito. Os deputados Sérgio Vidigal (PDT) e Bruno Lamas (PSB), ambos do município, ficaram a ver navios.

Prestígio
A secretária estadual da Fazenda, Ana Paula Vescovi, tem se destacado na equipe do governador Paulo Hartung (PMDB). Ela já tem sido considerada braço direito do peemedebista. Tem gente que já não duvida se ela for preparada para sucedê-lo nas próximas eleições, assim como Lula fez com Dilma no Planalto. Será?

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada