Sem surpresas, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB) realizou sua primeira prestação de contas após reassumir o Palácio Anchieta. Na Assembleia, os 22 deputados inscritos para sabatiná-lo, no entanto, preferiram deixar as críticas de lado. Entre um elogio e outro, alguns pediram demandas para suas bases eleitorais nas áreas de saúde, educação e segurança. Durante mais de uma hora de discurso, Hartung mais uma vez voltou a criticar à administração anterior em seu discurso. Nem mesmo a bancada socialista, composta por Bruno Lamas e Eustáquio Freitas, saiu em defesa do ex-governador Renato Casagrande (PSB).
Faltou tempo
Uma das principais aliadas de Hartung, a deputada Luzia Toledo (PMDB) fez tantos elogios ao governador que extrapolou o tempo da pergunta e acabou fazendo suas demandas fora do prazo estipulado pela Mesa. Na resposta, Hartung, em tom de brincadeira, disse que responderia de forma sucinta para compensar os minutos excedidos.
Família unida
Quem pegou a estrada para prestigiar a prestação de contas de Hartung foi a família Quinta, de Presidente Kennedy. Estavam no plenário a prefeita Amanda Quinta, o ex-prefeito Reginaldo Quinta e a ex-secretária de Educação Geovana Quinta. Os dois últimos chegaram a ser presos durante a operação Lee Oswald.
Dia da Mulher
Já diz a sabedoria popular que atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher. No caso de Hartung, são várias. O time de secretárias acompanhou toda a prestação de contas do chefe na linha de frente do plenário. Estavam prontas para responder qualquer dúvida referente às informações do Governo. Na foto, Sandra Belon (Gestão e Recursos Humanos), Andreia Lopes (Comunicação), Ana Paula Vescovi (Fazenda), Ângela Silvares (Governo), Sueli Vidigal (Assistência Social) e Denise Cadete (Cesan).
Mulher ao volante
A servidora Daniela Ramos Nogueira Faria será a primeira mulher nomeada no Legislativo capixaba como motorista na Assembleia. Ela será responsável por dirigir o veículo do deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP) em todos os eventos oficiais.
Por outro lado
A nomeação da nova motorista tem causado burburinho nos corredores da Assembleia. É que pelo fato de dirigir o carro do deputado, Daniela ganha um adicional a mais de 40% no salário. Nos bastidores, muita gente diz que essa tem sido uma manobra para elevar os salários de alguns servidores.
Sem desperdício
Em meio à crise hídrica enfrentada no Espírito Santo, a Assembleia Legislativa abriu processo licitatório para substituir todas as torneiras do prédio. Com a decisão, a Casa passa a ter torneiras temporizadas, daquelas que evitam o desperdício de água.
Leia mais sobre o cenário político: