Viana de olhos abertos para negócios da China

No mês que vem, o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), deve fazer sua primeira viagem internacional à frente da prefeitura do município. Ele embarca para participar de um encontro com empresários chineses. Na bagagem, ele leva os investimentos feitos na cidade para atrair oportunidade de negócios. As conversas já foram iniciadas no ano passado, quando o secretário de Desenvolvimento Henrique Casamata apresentou um estudo com as possíveis áreas de exploração comercial. A ideia dos chineses é criar em Viana uma plataforma de e-commerce. Para isso, o prefeito já até conseguiu transferir da Serra para Viana a Central do Estado de Distribuição dos Correios.

Aproximação
Embora de lados opostos nas últimas eleições, Gilson, eleito diretor da Região Metropolitana da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), tem estado cada vez mais perto do governador Paulo Hartung (PMDB). “Pidão”, como ele mesmo se define, tem buscado ajuda do Governo para executar projetos para Viana e para outros municípios da Grande Vitória. Durante a semana os dois se reuniram no Palácio Anchieta para tratar de temas envolvendo as demandas dos prefeitos.

PSB em crise
Com o deputado federal Paulo Foletto (PSB) no comando do PSB, os ânimos devem se acalmar no partido. Na Serra, o deputado Bruno Lamas (PSB) assume a presidência municipal da sigla. Com isso, perde força a possibilidade do prefeito Audifax Barcelos deixar a legenda, principalmente porque ele só pode mudar de sigla se entrar com pedido na Justiça para não perder o mandato.

Rompimento
O PRB capixaba divulgou nota informando que o partido vai romper com o prefeito Audifax Barcelos (PSB). A medida foi tomada devido à falta de diálogo com o socialista. O partido alega que há dificuldade de acesso ao prefeito e ele não atende e nem retorna às ligações das lideranças da legenda.

União de forças
Para tentar sensibilizar o Governo Federal a liberar recursos e atender às demandas dos capixabas, a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) deve passar a ter encontros com a bancada federal. O presidente da entidade, Dalton Perim, é quem deve mediar as reuniões. Essa é uma cobrança que vem sendo feita pelos próprios prefeitos.

Visita oficial
Na próxima terça-feira (28), o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) estará no Rio de Janeiro para uma reunião com o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Waldyr Barroso. Na pauta do encontro, o parlamentar, que é o presidente da Comissão Especial do Petróleo na Assembleia, vai tratar sobre reforço na fiscalização das condições das plataformas de petróleo, supostas irregularidades em poços de exploração e a qualidade do combustível comercializado no Estado.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada