Assembleia aprova urgência para Plano de Educação em sessão tumultuada

O governador Paulo Hartung (PMDB) conseguiu mais uma vitória na Assembleia Legislativa, embora tenha sofrido novo desgaste na Casa. O plenário aprovou, em sessão tumultuada e cheia de bate-boca, o pedido de urgência para votação do Plano Estadual de Educação (PEE). Alguns parlamentares queriam mais tempo para discutir a proposta, mas a maioria decidiu pelo contrário. Principal voz contra o Palácio Anchieta, o deputado Sérgio Majeski (PSDB) não mediu as palavras e considerou a manobra um desrespeito com a Assembleia. Segundo o tucano, o Governo teve um ano para fazer o debate e não fez. “A argumentação de que precisamos aprovar o plano porque não temos tempo é vergonhoso. Se o Governo não fez o papel dele deixe que o Legislativo faça o seu (…) ou tem gente aqui com medo do governador?”, atacou.

Bate-boca
Os deputados Janete de Sá (PMN) e Sérgio Majeski, que já vem se estranhando algum tempo, voltaram a protagonizar um bate-boca no plenário. Janete defendeu o Governo e negou que o projeto tenha sido votado a toque de caixa. Segundo ele, as diretrizes já existem há um ano e achou estranho deputados que lidam com a educação desconhecer o projeto. Uma alfinetada para o tucano. Os dois bateram boca e foram advertidos pelo presidente Theodorico Ferraço (DEM).

Calma, gente!
Depois dos discursos acalorados na tribuna do plenário durante a sessão, o tranquilo deputado Dr. Hércules Silveira (PMDB) sugeriu aos colegas tomar um Lexotan para acalmar os ânimos. Estavam precisando mesmo! O clima foi bastante tenso…

Deu o que falar
Os deputados estaduais do Amapá, que vieram ao Estado para a Conferência da Unale e fizeram passeio ostentação em Vitória, continuam dando o que falar. Servidores da Assembleia dizem que a comitiva ganhou fama de mal-educada. Os parlamentares teriam impedido alguns participantes de assistir as palestras confortavelmente porque eles “não podiam” sentar separados.

Troca-troca
Alegando motivos pessoais, a secretária de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Fabiana Maioral, entregou o cargo ao prefeito Rodney Miranda (DEM). Ela fica no posto até a chegada do tenente-coronel Alexandre Ramalho, que assumirá a função. Essa é a 18ª mudança no secretariado canela-verde em três anos de mandato.

Obra que não acaba
Para ampliar o debate sobre os prejuízos causados pelos transtornos da interminável obra da avenida Leitão da Silva, o vereador Devanir Ferreira (PRB) vai realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira. Nesta terça-feira (16), o parlamentar fez uma caminhada na região convocando os empresários e comerciantes da região. A audiência será na sede da Fecomércio, às 18.

Esclarecimento
O deputado Eustáquio Freitas (PSB) entrou com contado com a Coluna para esclarecer a nota divulgada ontem de que ele teria aprovado o pedido da Comissão de Finanças para suspender a análise das contas do ex-governador Renato Casagrande (PSB) no Tribunal de Contas (TCES). Ele afirmou que, ao contrário do que foi publicado, não votou a favor do pedido porque não estava na reunião. Embora não estivesse presente no encontro, o socialista informou que tem trabalhado para defender a gestão do ex-governador.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada