As contas do ex-governador Renato Casagrande (PSB) estão mais uma vez na mira dos deputados estaduais. Após a Casa ter aprovado com ressalvas o relatório da sua gestão no final do ano passado, agora os parlamentares querem suspender a análise que esta sendo feita pelo Tribunal de Contas referentes ao mandato do socialista em 2014. Os deputados querem incluir na análise informações apuradas pela CPI dos Empenhos da Saúde, que investiga as denúncias de realização de despesas por parte da gestão anterior sem a existência de dinheiro em caixa. Um ofício foi enviado ao TCES solicitando a suspensão. Para os deputados Euclério Sampaio (PDT) e Edson Magalhães (DEM) é no mínimo estranho o fato das contas estarem sendo analisadas sem dados sobre o empenho da dívida. O pedido foi aprovado pela Comissão de Finanças.
Troca de secretários
Após a Coluna noticiar uma possível mudança no time de secretários no segundo semestre, nos bastidores crescem rumores de que o deputado Gilsinho Lopes (PR) pode ser um dos nomes para assumir uma das pasta no Executivo. Com isso, assumiria sua cadeira na Assembleia o delegado Danilo Bahiense. A articulação estaria sendo orquestrada pelo senador Magno Malta (PR). Por outro lado, o Palácio Anchieta nega que vai haver qualquer tipo de mudanças e afirma que o governador Paulo Hartung (PMDB) está satisfeito com o atual time escalado. Na sua avaliação, o grupo está empolgado com o jeito que o peemedebista gosta de trabalhar.
Troca de farpas
Os bate-bocas entre os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e o líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PV), estão cada vez mais frequentes. Nesta segunda-feira não foi diferente. Ao ter o pedido de urgência negado pelo plenário a um de seus projetos, ele criticou a manobra, feita, segundo ele, pelo colega. “Quando é matéria do Governo todo mundo corre para aprovar, até de sal de cozinha”.
Ataque e contra-ataque
Gildevan disse que o projeto em questão tinha vício de inconstitucionalidade e que Enivaldo precisa respeitar os demais deputados. “Vício que eu sei é bandido invadir delegacias para roubar arma. Vício de incompetência (do Governo)”, rebateu Enivaldo.
“New Look”
Presidindo a sessão desta segunda-feira, a deputada Luzia Toledo (PMDB), não conseguiu esconder a satisfação com novo visual do colega Rafael Favatto (PEN), que ostentava uma barba cultivada durante o final de semana. “O que é isso, meu Deus do céu?”, disse encantada.
Brilhando
Durante a sessão, o deputado Sandro Locutor (PPS) foi bastante lembrado nos discursos dos colegas, que o parabenizaram pela realização da conferência da Unale em Vitória e que teve 95% de aprovação dos participantes do encontro. Locutor agradeceu e lembrou que o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), foi quem o incentivou a representar o Estado na diretoria da entidade. “Essa Casa se enche de orgulho. O deputo brilhou e vai continuar brilhando agora como presidente da Unale”.
Vitória sem carroça
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), vai publicar um decreto que proíbe a circulação de carroças na Capital. Na prática, a lei, de autoria do vereador Luiz Emanuel (PSDB), acaba com a crueldade contra os animais e ainda leva qualificação para os carroceiros, que vão participar de cursos e treinamento oferecidos pela prefeitura.
Leia mais sobre o cenário político: