Em dezembro de 2014, a prefeitura de Vila Velha lançou edital para incentivos a projetos culturais na cidade. Na época, a promessa era de que existia um fundo de R$ 850 mil à disposição para fortalecer e incentivar as atividades culturais. Só que na última segunda-feira, o subsecretário da pasta, Leonardo Monjardim, reuniu os artistas e avisou que não tinha dinheiro nenhum. O fundo sequer foi regulamentado pela Câmara de Vereadores. A turma que perdeu tempo desenvolvendo os trabalhos ficou na bronca e disse que todos foram feitos de palhaço, literalmente. O edital foi lançado na época do então subsecretário José Roberto Santos Neves, que atualmente é sub na pasta da Cultura no Governo do Estado.
Sintonia I
É nítida a harmonia entre os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Sérgio Majeski (PSDB). No plenário, os dois não perdem a oportunidade de trocar elogios e afagos. Curioso é que eles são os mais polêmicos na Casa e não têm papas na língua quando querem atacar determinados segmentos ou lideranças.
Sintonia II
Quem também estão bem alinhados são os deputados Euclério Sampaio (PDT) e Marcelo Santos (PMDB). Quando um começa a criticar o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), o outro reforça no aparte. O pedetista disse que para a saúde a prefeitura não tem dinheiro, mas para futebol e carnaval tem. O peemedebista apoiou, claro.
PV em 2016
Em meio ao leque de possíveis candidatos a prefeito em Vila Velha, o Partido Verde (PV) não descarta lançar um nome para a disputa em 2016. Nos bastidores, o professor Júnior Bola é o mais cotado para a vaga. Vale lembrar que ele já disputou outras eleições para vereador e não conseguiu ser eleito.
Tamanho não é documento
O banquinho usado pela deputada Luzia Toledo (PMDB) para ficar mais alta na tribuna da Assembleia fez sucesso dia desses na sessão da Assembleia. O objeto também foi usado pela colega Janete de Sá (PMN) e quase foi utilizado também pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). O pedetista, que já tem alta estatura, preferiu abdicar do artifício.
Ela é nossa!
A atleta Alexandra Nascimento, jogadora da seleção brasileira de Handebol, recebeu uma homenagem na Câmara de Vila Velha por meio do vereador Anadelso Pereira (PTN). A jovem nasceu em São Paulo, morou no município desde criança e agora reside na Europa, já foi eleita a melhor jogadora do mundo na modalidade. “Ela tem orgulho de dizer que é vilavelhense, e não paulistana”, disse o vereador.
Leia mais sobre o cenário político: