PSDB tenta superar crise para eleição da Executiva Estadual

Após o racha interno no diretório de Vitória que deixou tucanos de alta plumagem se bicando, o PSDB estadual se reorganiza para a eleição no dia 16 de junho. A expectativa é de que o atual presidente, Jarbas Assis, seja mantido no cargo após acordo com o vice-governador César Colnago (PSDB). Mas em se tratando de eleição no partido, tudo pode mudar. Foi assim em Vitória, quando somente uma chapa concorreria à direção. Em cima da hora outro grupo apareceu, houve uma reviravolta e a segunda chapa acabou eleita em um conturbado processo que até hoje é questionado por lideranças do partido. Alguns querem anular a escolha de Wesley Goggi, principalmente a juventude do partido. “Muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte”, avalia uma liderança da legenda.

Desafinados
Parece que músicos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e a Secretaria de Cultura do Estado não estão no mesmo tom. Entre um acorde e outro, não se comenta outra coisa a não ser na denúncia de uma possível prática de nepotismo na orquestra. A reclamação, protocolada no Ministério Público pelo Sindipúblicos, diz que a esposa do maestro adjunto foi indicada para ocupar uma função de destaque no grupo.

Tentando afinar
Por outro lado, a secretaria de Cultura afirma que a profissional está na função, que estava há anos ocioso, sem nenhuma remuneração. O cargo só pode ser ocupado por músico concursado e enquanto não é preenchido, a servidora presta serviço à orquestra de forma voluntária sem nenhum custo para o Estado.

Sem paciência
Nem mesmo a tranquila deputada Luzia Toledo (PMDB) conseguiu manter a paciência com estudantes que protestavam contra o projeto da Escola Viva na Assembleia. Enquanto ela falava, os alunos se manifestavam, mas ela não se deixou intimidar. “Não tenho medo de estudante. Vamos tratar de igual para igual”, rebateu.

Tudo legal
A CPI da Máfia de Órteses e Próteses continua seu trabalho a todo vapor. Na reunião da última terça-feira, o representante da diretoria do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Mario José Bueno, disse que até hoje não chegou nenhuma denúncia ao hospital de uso desnecessário de próteses nem de superfaturamento. Segundo, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES), membro da comissão, o diretor afirmou que as atas e pregões para aquisição de equipamentos são feitas depois de ampla pesquisa de preços, feita conforme a legislação.

Retorno
Depois de 10 dias de férias, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), reassume a prefeitura na próxima segunda-feira. Durante o período que estava de folga, quem respondeu pelo Executivo foi o vice, Waguinho Ito (PPS).

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada