O vereador de Vitória, Namy Chequer (PCdoB), completa seis meses como presidente da Câmara Municipal, mas, quem acompanha, pelo menos uma sessão por mês, desde o início da gestão Namy, diz que ele não tem o que comemorar. As sessões são marcadas por irreverência no plenário, com panelinhas de assessores pelos cantos e vereadores deixando pra terminar de colocar a “beca”, no ambiente de votação.
Discursos às moscas
Nem mesmo quando discursa, Namy atrai o interesse dos pares, já que tem o costume de bater um papinho durante as falas dos colegas. Namy já foi chamado à atenção, várias vezes pelo vereador Bolão (PT), que já foi presidente da Casa de Leis. Pensa que acabou? Não! Tem mais. Pessoas que vão acompanhar as reuniões ordinárias têm visitado o local, de bermuda e chinelos, como se estivessem à beira-mar e alguns vereadores têm esquecido o caminho da copa e feito o lanchinho na mesa do plenário mesmo.
Engraxate e erros de português
E para fechar com chave de ouro a falta de pulso do presidente da Câmara Municipal de Vitória, volta e meia aparece por lá, um engraxate, que garante o lucro do mês dentro do plenário. Não podemos esquecer da oratória de alguns parlamentares, que precisam urgente de assessoria gramatical.
Sem sal
Numa iniciativa rara na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nada menos que 22 deputados assinaram uma mesma matéria. O que seria um projeto de lei se transformou em indicação coletiva, em virtude da inconstitucionalidade. O texto que prevê dessalinização da água do mar da Costa do Espírito Santo foi rejeitado no plenário, mas, em novo formato, já foi encaminhado ao Executivo Estadual. Fruto da ideia de Rafael Favatto (PEN), a indicação tem mérito, principalmente pelo momento de crise hídrica enfrentado pelo país.
Nas Arábias
O presidente da Ales, Theodorico Ferraço (DEM), convidou Dr. Rafael para participar de uma agenda oficial na Embaixada dos Emirados Árabes. “Já solicitei uma agenda com a Embaixada dos Emirados Árabes e assim que ela for confirmada, vossa excelência sinta-se convidado a participar. A dessalinização é realidade em alguns países árabes que provaram que isso já é possível”, disse Ferraço. Vale citar que Favatto é presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais.
Quase mil inscritos em Viana
A 15ª Caminhada EcoCultural de Viana vai acontecer só no dia 26, mas, até essa quarta-feira (01) mais de 800 inscrições já haviam sido registradas. O secretário de de Cultura e Turismo do município, Joilson Broedel lembra que não há limite para o número de participantes da Caminhada, mas só terá direito ao kit com camisa personalizada e squeezer, os primeiros mil inscritos. Se você ainda não se inscreveu, acesse aqui.
Juntos em Brasília
A quinta-feira (02) foi movimentada em Brasília. Lideranças capixabas desembarcaram na capital federal praticamente ao mesmo tempo, e parece que todo mundo resolveu fazer o mesmo percurso pelos corredores da Câmara, por exemplo. O gabinete do deputado federal Evair de Melo (PV) foi visitado, entre outros, pelos deputados Marcelo Santos (PMDB), Rodrigo Coelho (PT) e Erick Musso (PP), além do prefeito de Viana Gilson Daniel (PV).
Birra entre Evair e Rose
Por falar em Evair de Melo, parece que ele ganhou a antipatia de uma liderança capixaba poderosa. A senadora Rose de Freitas estaria furiosa com Evair, que se antecipou e entregou ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues e ao diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo, uma minuta sobre a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação das Ferrovias EF 354 e EF 118. A Frente seria um dos próximos passos de Rose.
Leia mais sobre o cenário político: