A sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para analisar 10 vetos presidenciais a projetos de lei nesta quarta-feira (8) foi cancelada por falta de quórum. No final da sessão, apenas 211 deputados e 35 senadores tinham registrado presença, abaixo do mínimo necessário para votação: 257 deputados e 41 senadores.
Tucano vai reapresentar projeto
A sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, pela presidente Dilma Rousseff, fez reascender no vereador Luiz Emanuel (PSDB), o desejo transformar em lei, o projeto de sua autoria, que que prevê a construção, reconstrução, manutenção e conservação das calçadas, dos logradouros públicos pelo Poder Executivo Municipal. A matéria foi apresentada em abril de 2013, mas foi vetada pelo prefeito. O tucano afirmou que no prazo devido vai reapresentar a proposta, previsto para o dia 20 de novembro de 2015.
Hartung critica Governo Federal em evento
O governador Paulo Hartung (PMDB) ministrou palestrou durante a solenidade de abertura da 29ª edição da Super Feira Acaps Panshow, na noite desta terça-feira (07). Na oportunidade, Hartung defendeu a organização das contas públicas do Governo Federal para amortecer os impactos negativos nas áreas sociais neste período de crise, principalmente na manutenção de empregos e geração de novos postos de trabalho. PH não se cansa de criticar a gestão de Dilma.
PL do desconto no IPVA é de Hudson
Com a crescente demanda de ações relacionadas ao trânsito, alguns parlamentares têm criado projetos que visam o tema. O deputado Marcelo Santos (PMDB) tem divulgado que o projeto que tramita na Assembleia Legislativa (Ales), que trata sobre desconto no IPVA para os bons motoristas, é de sua autoria. Mas, segundo levantamento feito pela Coluna, a matéria já tramitava na Casa, em nome de outro deputado. O PL 112/2015, na verdade, é do médico Hudson Leal (PRP). O texto de Santos foi apensado ao projeto de Hudson.
O deputado federal Marcus Vicente integrará a comissão da Câmara para analisar o PL 1775/15, que trata da criação do Registro Civil Nacional, e que usará a base de dados da Justiça Eleitoral, com validade em todo o país. O documento de RCN tem fé pública e validade em todo território nacional e faz prova de todos os dados nele incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele tenham sido mencionados.
O ministro da Pesca e Agricultura, Helder Barbalho desembarca no Espírito Santo nesta quinta-feira (09), às 8 horas. Mas, o compromisso de Barbalho não será na Região Metropolitana. Helder seguirá para Piúma, onde, às 11h30 assinará acordo para ofertamento de Cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários. O Ifes será o nono instituto federal do Brasil a firmar esse tipo de acordo
Prefeito toma rasteira de vereador
O prefeito de Marilândia, no interior capixaba, Osmar Passamani (PMDB) tomou uma rasteira na tarde dessa terça-feira (07). O vereador Jocimar “Cimá Fubá” (PSDB), que tem feito oposição ao chefe do executivo, fez uma visitinha à Brasília e deu uma passada no gabinete do deputado federal Evair de Melo (PV), que tem seguido a veia agropecuarista na Câmara Federal. Segundo Melo, durante um café, foram discutidas pautas para melhorias no município. Detalhe: Cimá nem é presidente da Câmara Municipal de Marilândia.
Ministro dos Portos vem ao ES
O ministro dos Portos, Edinho Araújo, em breve, visitará o Espírito Santo. Foi o que adiantou em seu perfil pessoal em uma rede social, o senador capixaba Ricardo Ferraço (PMDB). Na tarde dessa terça (07) o parlamentar teve um encontro com o ministro, onde foram discutidos os desafios portuários do Estado.
SD sem grandes opções
O Solidariedade (SD), do deputado Carlos Manato parece não ter muito interesse em assumir prefeituras da Grande Vitória. A sigla vem anunciando nomes pouco lembrados pelos eleitores, e até mesmo aqueles que já foram testados nas urnas e que tiveram péssimo desempenho. O anúncio mais recente é o do professor Renato Andrade para a corrida pela prefeitura da Serra. No próximo dia 10 acontecerá o evento que vai empossar professor Renato na presidência do partido, no município, além de sua apresentação oficial como pré-candidato.
PT da Serra confirma Givaldo como candidato
Ao que tudo indica o PT da Serra já definiu quem será o candidato á prefeito pelo partido, nas eleições 2016. O deputado federal Givaldo Vieira não sai do município e vem publicando todas as mínimas ações das quais participa por lá. Usando o slogan “Caravana da Cidadania – Um novo jeito de caminhar”, o parlamentar já deixou pra trás qualquer disputa interna pela vaga, por exemplo, com o ex-deputado estadual e ex-candidato ao governo do estado, Roberto Carlos.
Leia mais sobre o cenário político: