Apesar da pressão dos servidores nas galerias da Câmara de Vila Velha, os vereadores aprovaram por 16 votos e três o projeto do Executivo que acaba com o pagamento de gratificações de produtividade para funcionários efetivos da prefeitura, mas garante o benefício para os cargos comissionados. Os únicos que votaram contra a matéria foram os vereadores Belarmino Nunes, o Belo, Ricardo Chiabai e José Nilton. Nos corredores da prefeitura, os servidores não estão nada satisfeitos com a decisão, principalmente porque, segundo informações de bastidores, a proposta favoreceu os cargos indicados pelos próprios vereadores, que vão continuar recebendo o adicional. Com isso, o prefeito tem os parlamentares no “bolso”, o que lhe garante uma estabilidade na Câmara às vésperas do ano eleitoral. Após a votação, houve protesto na Câmara com muito barulho e apitaço. Vereadores foram hostilizados e manifestantes em carro de som gritavam palavras de ordem após o término da sessão. O clima ficou tenso!
“G7 de Vila Velha”
Paralela às atividades na Assembleia Legislativa, um grupo dos sete deputados de Vila Velha está se reunindo nos bastidores para discutir a sucessão eleitoral no município atualmente comandado pelo prefeito Rodney Miranda (DEM). Nesta quarta-feira, o “G7” se encontrou durante o almoço e no cardápio, claro, a possível candidatura de um representante do grupo para concorrer contra o projeto de reeleição de Rodney. Os cotados para uma eventual candidatura na cidade canela-verde são os deputados Amaro Neto (PPS), Rafael Favatto (PEN) e Hércules Silveira (PMDB).
Especulação
Internamente, o grupo formado ainda por Hudson Leal (PRP), Euclério Sampaio (PDT), Gilsinho Lopes (PR) e José Carlos Nunes (PT), trabalha com a possibilidade de sair um representante como candidato. Quem será o escolhido? Todos preferem dizer que ainda é cedo para discutir o assunto. Especulações apontam, no entanto, para o deputado Amaro Neto, que também não confirma que será candidato, mas também não nega essa possibilidade.
Fica no Senado
Apesar de rumores de que a senadora Rose de Freitas (PMDB) estaria se preparando para disputar o Governo do Estado em 2018, o deputado Marcelo Santos (PMDB) fez questão de dizer que essa não é a intenção da parlamentar. Embora tenha destacado todas as ações do mandato em benefício do Espírito Santo, o que mais pareceu propaganda, o deputado garante que ela continua a serviço dos capixabas em Brasília.
Reforço no PSD
Primeira mulher a comandar uma Câmara Municipal, a vereadora Neidia Pimentel oficializa sua entrada no Partido Social Democrático (PSD) capixaba nesta quinta-feira. Ela pode ser uma aposta da legenda para disputar a prefeita da Serra nas próximas eleições. E nesta quarta-feira, o vice-presidente do partido, Neucimar Fraga, faz reunião com filiados para discutir a composição do diretório municipal em Vila Velha.
Dia do Agricultor
Agricultores de diversas partes do Espírito Santo serão homenageados na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira. A iniciativa é da presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN). Segundo ela, além do reconhecimento ao trabalho do homem do campo a sessão demonstra também a força do setor para a economia capixaba.
Leia mais sobre o cenário político: