Embora o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), tenha dado sinais de bandeira branca e ter se colocado à disposição para manter a política da boa vizinha com o Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung (PMDB) não quer saber de papo e já decretou, em conversas reservada com aliados, que não vai sossegar enquanto não retomar o comando da prefeitura da Capital. Sua última decisão de enfraquecer a atual gestão foi a transferência do desfile de cívico de 7 de setembro do Centro para o município de Cariacica. O ato, que até agora não foi digerido pelo Executivo municipal, beneficia o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), que apesar de ser do mesmo partido do Luciano, sempre teve divergências com o prefeito.
Conversa fiada
Após recente encontro de Luciano com o vice-governador César Colnago, o meio político chegou até a especular uma possível tentativa de Hartung trazer Luciano de volta para seu grupo político, mas tucano que tem voo livre no Palácio Anchieta garante que a conversa não passou de “firula”.
Estranho no ninho I
Apesar de ter ameaçado deixar o ninho tucano, o vereador Luiz Emanuel pelo visto desistiu da ideia, já que passados alguns meses após a crise ele ainda faz parte dos quadros do PSDB. Mas quem pensa que o clima é de paz, se engana. Os tucanos continuam se bicando internamente.
Estranho no ninho II
Tucanos ligados ao ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas não estão nada satisfeitos com a aproximação de Luiz Emanuel do prefeito Luciano Rezende. A troca de gentileza entre os dois já acendeu o alerta no ninho. Há quem defenda, inclusive, que o caso seja levado à direção estadual da sigla.
Estranho no ninho III
A ideia inicial era fazer com que a executiva municipal resolvesse esse impasse, mas o vereador, no caso, tem ligações com o atual presidente Wesley Goggi. Ou seja, os aliados de Luiz Paulo querem providências, já que Luciano é um dos principais rivais do ex-prefeito e cotado para disputar mais uma vez a prefeitura em 2016.
Contra Dilma
Neste domingo, manifestantes prometem tomar as ruas da Grande Vitória para protestar contra o governador da presidente Dilma Rousseff. Políticos capixabas já confirmaram presença no evento, entre eles, os deputados federais Evair de Melo (PV) e Carlos Mannato (SDD). Todos dizem, no entanto, que o ato não é partidário, apesar de ser organizado por lideranças ligadas aos partidos de oposição.
Leia mais sobre o cenário político: