Pressionado, o vereador de Vitória Luiz Emanuel (PSDB) oficializou nesta segunda-feira (28) seu pedido de desfiliação do PSDB capixaba. A saída já era dada como certa e uma questão de tempo para ser confirmada, já que o parlamentar responde a processo disciplinar no Conselho de Ética e poderia ser expulso. A crise no ninho tucano já se arrasta deste a eleição do diretório municipal da Capital, quando o grupo político de Emanuel foi derrotado pela chapa composta por seu ex-servidor e agora principal adversário Armando Fontoura, que também deixou o partido recentemente. Outros pedidos de expulsão também contribuíram para a decisão de deixar a legenda. Na tribuna da Câmara, Emanuel chegou a dizer que o PSDB estava nas mãos de “meia dúzia de aventureiros” e sua permanência na sigla ficou cada vez mais insustentável. O vereador ainda não definiu qual será sua nova casa, mas há expectivas de que seja o PPS do prefeito Luciano Rezende (PPS).
Neuzinha, o retorno
Nos bastidores do ninho, tucanos também apontam ainda que o retorno da vereadora Neuzinha de Oliveira para o PSDB teria sido a gota d’água para sua desfiliação. A colega de plenário fez um “tour” pelo Solidariedade, mas marcou seu retorno para esta terça-feira. Com isso, ela assumiria a função de líder do PSDB na Câmara, posto que atualmente era ocupado por Emanuel.
Disputa na OAB-ES
Com as candidaturas para a presidência da OAB-ES já definidas, nos corredores da entidade a movimentação gira em torno da composição das chapas. Os cargos mais cobiçados são os de secretário-geral, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e representante no Conselho Federal. O burburinho é de que figurões que já contavam com essa indicação estão sendo trocados por outros profissionais que são chamariz de votos.
Mais um na disputa
Durante o final de semana, quem confirmou sua filiação no Partido da República (PR) foi o ex-deputado Nilton Baiano, que deixou o Partido Progressista (PP). Ele, que assume a presidência do diretório da Capital, será a aposta dos republicanos capixabas para brigar pela prefeitura de Vitória em 2016.
Todos juntos
Depois de juntar as escovas de dente com a ex-deputada Lauriete, ex-presidente estadual do PSC, o senador Magno Malta (PR) conseguiu levá-la também para o PR. Recém chegada à sigla, ela foi convidada pela compor a chapa do deputado Gilsinho Lopes (PR) na disputa pela prefeitura de Vila Velha. Quem também colocou seu nome à disposição para concorrer ao cargo foi o ex-prefeito Vasco Alves.
Saudosista
Durante sua passagem pela Casa Cor 2015, em Vitória, a deputada Luzia Toledo (PMDB) não segurou as lágrimas quando passou pelo espaço onde foi reproduzido o salão de eventos do Praia Tênis Clube, onde aconteciam as festas mais badaladas da Capital na década de 70. Ela, que não nega uma festa até hoje, ficou bem emocionada ao rever em fotos antigos amigos dos tempos áureos do clube, hoje desativado.
Leia mais sobre o cenário político: