Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dar o aval para a criação da Rede Sustentabilidade, o cenário eleitoral na Serra é o que sofre maior impacto na Grande Vitória. Com sua oficialização, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) bate o martelo sobre sua migração para o partido da ex-senadora Marina Silva. Audifax chega com tapete vermelho estendido e deve ser um dos caciques da sigla no Espírito Santo. Além disso, disputa a reeleição enfrentando além do deputado Sérgio Vidigal (PDT), possível candidato, outros novatos que prometem brigar também pelo Executivo municipal. Entre eles, o neo-tucano Vandinho Leite e o deputado estadual Bruno Lamas, que com a saída de Audifax do PSB virou o principal nome socialista para concorrer o pleito.
Apoio de peso
Embora ainda seja uma novidade, o nome de Bruno Lamas para disputar a prefeitura já tinha sido cogitado internamente. Tanto que o ex-governador Renato Casagrande (PSB) já teria até validado seu passaporte para 2016. Os dois têm sido visto juntos com frequencia e Bruno está sempre de conversas com o ex-governador. A aproximação já foi um sinal para o mercado que Lamas seria o Plano B com a confirmação da saída de Audifax do PSB.
Gesto da mudança
Assim como aconteceu em Vitória nas últimas eleições, o “gesto da mudança” também é esperado pelo cenário político da Serra. Analistas apontam que os moradores de lá já não veem com bons olhos a dinastia da família Vidigal e também com mais quatro anos de reinado do prefeito Audifax. Com isso, os novatos Bruno Lamas e Vandinho Leite poderiam representar a mudança e a alternância de poder.
Prestígio
Parece que a secretária de Comunicação do Governo, Andréia Lopes, anda com alto prestígio no Palácio Anchieta. Durante solenidade de ampliação da cobertura da Rádio ES, ela conseguiu reunir no mesmo espaço o governador Paulo Hartung (PMDB) e o vice, César Colnago (PSDB). Raramente isso acontece em eventos oficiais.
Reconhecimento
Quem apareceu no evento foi o jornalista Fernando Künsch, que era o secretário de Comunicação na época em que os equipamentos de modernização da rádio começaram a ser comprados. O clima foi descontraído e houve até brincadeiras entre os convidados.
Tudo igual
Coincidentemente Künsch e Hartung estavam vestidos com a mesma tonalidade de cor na calça e no paletó. O peemedebista, que era só bom humor, brincou dizendo que o jornalista ligou para sua assessoria para ir com a mesma roupa para não fazer feio no evento. A risada foi geral…
Leia mais sobre o cenário político: