Hartung deve ficar neutro em eleição para presidente da OAB-ES

A eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) deve acontecer só em novembro, mas o clima nos bastidores da entidade é de disputa acirrada. Filha do ex-presidente Agesandro da Costa Pereira, a procuradora Santuzza da Costa Pereira é uma das candidatas. Pela ligação do pai com o governador Paulo Hartung (PMDB), há uma expectativa de que ele seria seu principal cabo eleitoral. No entanto, com sua candidatura enfraquecida entre os colegas, Santuzza pode ficar sem seu principal apoiador no Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung.

Neutralidade
Com isso, Hartung, que não gosta de perder, deve ficar mesmo neutro no processo de escolha do substituto do atual presidente Homero Mafra. Outros dois nomes estão no páreo. Os advogados Luciano Machado, candidato de Mafra, e o advogado trabalhista José Carlos Risk Filho, filho do desembargador do TRT-ES José Carlos Rizk.

Fusão
Com a candidatura balançada, nos corredores da OAB-ES já há quem aposte que Santuzza vai entregar os pontos. Rumores apontam, inclusive, que ela já estaria conversando com José Carlos Risk para unir as forças contra Luciano Machado, que é o candidato da continuidade.

Postos na mira
Já foi emitido um parecer pela constitucionalidade do projeto que tramita na Assembleia Legislativa e que proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica em postos de combustíveis do Estado. O deputado Marcelo Santos (PMDB), relator da matéria, deve apresentar o posicionamento da Comissão de Constituição e Justiça até o próximo dia 29. Antes pretende fazer uma audiência pública com membros da Secretaria de Segurança Pública e donos de postos para discutir o tema.

Investimento social
Ao contrário de 2013, as prefeituras do Espírito Santo aumentaram os investimentos na área de assistência social em 2014. Neste ano, houve crescimento de 14% se comparado ao período anterior. Vila Velha foi o município da região metropolitana que ampliou em quase 90% o orçamento para esta área. Os dados são do Anuário Finanças dos Municípios Capixabas.

Por outro lado
Apesar de a prefeitura de Presidente Kennedy ter sido a que mais arrecadou dinheiro com os royalties de petróleo, os investimentos sociais tiveram um queda significativa se comparados os anos de 2013 e 2014. Segundo os dados do anuário, o Executivo local apresentou um dos maiores cortes nessa área. Ao todo, foram quase 70% a menos dos recursos para projetos sociais.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada