Um dia após anunciar sua saída do PSDB, o vereador de Vitória Luiz Emanuel confirmou o que nos bastidores políticos já apontavam. Em discurso na tribuna do Legislativo, ele afirmou que vai migrar para o PPS do prefeito Luciano Rezende (PPS). Com a decisão, o ex-tucano reforça a base do prefeito Luciano Rezende (PPS). Durante seu mandato, Emanuel chegou a fazer duras críticas à atual administração, mas recentemente ensaiou uma aproximação com o Executivo, o que causou, inclusive, conflitos dentro do PSDB. Em ano véspera de eleição, ter a base forte na Câmara é fundamental para qualquer Governo. A festa de filiação deve contar com a presença do presidente nacional do PPS, Roberto Freire.
Alfinetada
Ex-aliado de Luciano, o vereador Max da Mata (PSD) deu uma alfinetada da troca de partido do colega de trabalho. Em discurso, afirmou que a chegada do ex-tucano ao PPS está muito tímida e que ele merecia tapete vermelho. Mas também não disse que o PSDB tinha que fazer o mesmo com a vereadora Neuzinha Oliveira.
O retorno?
Com a saída de Emanuel, o ex-vereador Aloísio Varejão, atualmente no PROS, já cogita voltar para o ninho tucano. Os dois tiveram grandes divergências quando o vereador era o presidente do partido em Vitória.
O parto de Audifax
Quem também oficializou sua mudança de partido foi o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB). Agora na Rede Sustentabilidade, o ex-socialista, que é o primeiro prefeito da Rede no país, diz que agora o desafio é ampliar o número de filiações até o final da semana, quando acaba o prazo final. O parto aconteceu nesta terça-feira após nove meses de diálogo. A ex-senadora Marina Silva deve visitar o Estado em breve.
Mordomia
A PEC que proíbe o pagamento de auxílio-moradia para juízes, desembargadores, promotores de Justiça e conselheiros do Tribunal de Contas (TCES) foi considerada inconstitucional pelo relator da matéria, deputado estadual Marcelo Santos (PMDB). Segundo o peemedebista, cabe ao Poder Judiciário decidir sobre seus servidores, além de violar a autonomia dos poderes. Agora o parecer precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e depois passar pelo plenário.
Disputa na OAB-ES
A disputa para a formação de chapa para a presidência da OAB-ES segue acirrada. No grupo do atual presidente que disputa a reeleição, Homero Mafra, já conflitos internos. A vice-presidente Flávia Brandão Maia pretende concorrer ao cargo no conselho federal, mas já cogitam a ideia da intenção ser abortada. O troca-troca já está criando insatisfação. A assessoria de imprensa da campanha nega, no entanto, que haja conflito e que todas as vagas são escolhidas em consenso entre os demais membros.
Falta informação
Nesta quarta-feira (30) será comemorado o Dia estadual da Moqueca. A data foi instituída graças a um projeto de deputada Luzia Toledo (PMDB). Mas parece que as comemorações vão passar despercebidas. A reportagem do Folha Vitória entrou em contato com 18 restaurantes especializados em frutos do mar, mas apenas três farão programação especial. A maioria deles sequer sabia que a moqueca tinha um dia só para ela.
Leia mais sobre o cenário político: