Prefeituras preparam novos cortes para conter crise

Às vésperas de entrar no último ano de mandato, prefeitos capixabas terão que cortar mais despesas se quiserem fechar a administração com as contas em dia. Na última semana, o Tribunal de Contas informou que mais de 170 alertas foram enviados às prefeituras por conta de queda em arrecadação. O secretário-geral de Controle Externo da Corte, Rodrigo Lubiana Zanotti, disse que esse é um dado alarmante e que é necessário por um freio nos gastos. Antes mesmo do encontro, algumas prefeituras na Grande Vitória já estavam pensando em reduzir cargos comissionados. Na prefeitura de Vila Velha, por exemplo, rumores que chegaram até à Câmara apontam que o prefeito Rodney Miranda (DEM) deve fazer uma varredura na folha de pessoal. A meta seria cortar cargos indicados pelos parlamentares. O Legislativo já está em polvorosa. Alguns dos vereadores já não têm mais a cota, o que tem feito aumentar o tom das críticas à administração.

Voto contra
Muita gente dentro do PMDB não anda nada satisfeita com a manobra da presidente Dilma Rousseff de barganhar ministérios em troca de apoio político. O líder do partido no Estado, deputado Lelo Coimbra, por exemplo, entende que esse não é o melhor momento para assumir mais espaço no Planalto. Caso isso aconteça, ficará nítido para a sociedade que o partido tentará proteger o Governo em troca de cargos de confiança. É… fica feio mesmo!

Insatisfeito
Com o pedido de expulsão sendo analisado pelo PSDB, o vereador Luiz Emanuel está prestes a deixar o ninho. O prefeito de Vitoria, Luciano Rezende, tem tentado e conversado com o parlamentar para fechar sua filiação no PPS. O ainda tucano, que tem ostentado uma aproximação com Luciano, deve sucumbir em breve o convite.

Fora do ninho
Quem também cogita deixar o PSDB é o deputado estadual Sérgio Majeski. Nesta semana, ele começa a discutir a possibilidade de migrar para a Rede Sustentabilidade. Os voos do tucano são ambiciosos e ele não descarta uma eventual candidatura a prefeito de Vitória.

Língua afiada
Majeski tem roubado a cena na Assembleia por seu um dos poucos críticos declarados do Palácio Anchieta, principalmente em assuntos ligados à educação e meio ambiente. A migração para a Rede seria a chance de ele lançar sua candidatura, já que o PSDB não abre mão do nome de Luiz Paulo Vellozo Lucas para a disputa.

Inibido
No almoço oferecido aos parlamentares pelo Sindibares, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) foi o único que não participou do banquete. Ficou aguardando terminar a comilança para discutir o assunto. Até na hora da foto oficial ele ficou tímido. Nem parecia o polêmico Enivaldo que gosta de falar no plenário da Assembleia.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada