“Sei que não sou unanimidade”, diz Homero Mafra após assumir candidatura à reeleição

Um dia após o advogado Luciano Machado renunciar à disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e o atual presidente Homero Mafra assumir que vai concorrer à reeleição, o clima nos corredores da entidade não era de surpresa. Embora sempre fizesse questão de dizer que não estaria na briga, nos bastidores ninguém acreditava nessa versão. Em conversa com a Coluna, Mafra disse que foi pego de surpresa com a renúncia do colega por problemas pessoais e decidiu aceitar o desafio para manter o trabalho que vem sendo feito na entidade durante seu mandato. Ele reconhece que nem todos estão satisfeitos com sua administração, mas garante que a grande maioria está do seu lado. “Sei que não sou uma unanimidade”, mas, segundo ele, houve grandes melhorias na OAB-ES durante seu mandato. A candidata Santuzza da Costa Pereira divulgou nota na qual insinua que a intenção de Homero é de se perpetuar no poder. “É inacreditável que, dentre inúmeros profissionais que participam de sua gestão e milhares de inscritos, Homero não tenha conseguido construir um sucessor”, provocou.

De mudança
Insatisfeito com o DEM, o deputado estadual Edson Magalhães está a procura de um novo lar. Depois de cogitar se filiar no PMDB, agora nos corredores da Assembleia Legislativa o que se comenta é de que ele está inclinado para migrar para o PDT. Há, inclusive, conversas nesse sentido.

Dança das cadeiras
O vereador Max da Mata (PSD) reassumiu sua cadeira na Câmara de Vitória nesta quarta-feira e já criou confusão no plenário. Tudo porque sentou na cadeira que era ocupada por Davi Esmael (PMDB), que por sua vez sentou no lugar da colega Neuzinha Oliveira (PSDB) e colocou a placa dela na mesa do Luiz Paulo Amorim, que deixou o Legislativo. Neuzinha, que chegou atrasada, logo colocou a boca no trombone e disse que não ia aceitar a mudança. Além do trabalho de esvaziar as gavetas, a troca de lugar implica ainda em sentar perto de quem não se tem muita afinidade.

Clima de festa
Enquanto os deputados Janete de Sá (PMN) e Sérgio Majeski (PSDB) se estranham e batem boca no plenário, o clima entre seus servidores é de pura harmonia. Para se ter uma ideia, a jornalista Izabel Mendonça, que atua no gabinete do tucano, organizou uma festa surpresa nesta quarta-feira para comemorar o aniversário da colega Nety Façanha, assessora de imprensa de Janete. Os coleguinhas mostraram ainda que estão em sintonia com o Palácio, já que no mesmo evento foi comemorado também o aniversário do assessor especial do Governo Alexandre Caetano. Felicidades a todos!

Bloqueio
Líder da Rede Sustentabilidade no Espírito Santo, Gustavo de Biase, reclama no Snapchat que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), lhe bloqueou na rede social. Gustavo filosofou ao dizer que prefere criar pontes ao invés de muros para manter o diálogo, mas ainda assim não conseguiu a interação com o adversário político. Libera ele, prefeito!

Mais gastos
As prefeituras capixabas gastaram R$ 3,76 bilhões em 2014 com custeio, um crescimento de 10,1% em comparação a 2014. Essas despesas são referentes à manutenção das atividades e dos serviços públicos necessários ao atendimento da população, excluídos os gastos com pessoal. Anchieta liderou o ranking de gastos (R$ 141 milhões). Atrás aparece Itapemirim, Cariacica e Vila Velha. Agora com essa crise vão ser obrigado a reduzir os gastos. Os dados são do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria.

Pente fino
Não chamem para a mesma festa o deputado Sandro Locutor (PPS) e o diretor-presidente da Ceasa, José Carlos Buffon. Locutor já tinha feito várias críticas e lhe deu o título de ditador. Agora o parlamentar quer uma relação nominal de todos os cargos e funções dos funcionários da Ceasa e seus respectivos salários, comissões, adicionais e gratificações. O motivo do pedido é que há reclamações no órgão referente às contratações que são feitas pelo órgão.

Dia santo
Será sancionada pelo prefeito Rodney Miranda (DEM) a Lei de autoria do vereador Joel Rangel (PSB) que declara Nossa Senhora do Rosário como padroeira oficial de Vila Velha. A cerimônia acontece nesta quinta-feira, às 15 horas, na igreja do Rosário, na Prainha. E a santa terá um dia especial, que será comemorado todo dia 7 de outubro. Mas o dia será só de celebrações, não será feriado.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada