Entrada de Amaro na disputa pela PMV mexe com cenário na Capital

A decisão do apresentador e deputado estadual Amaro Neto de ter confirmado seu domicílio eleitoral em Vitória e lançar a possibilidade de concorrer à prefeitura da Capital, conforme divulgou em primeira mão o jornal Folha Vitória, movimentou os bastidores políticos nesta sexta-feira. No balcão de apostas, a candidatura do jornalista para a prefeitura de Vila Velha era dada como certa. Ele mesmo já vinha se reunindo frequentemente com deputados da cidade para discutir a sucessão em canela-verde. Ele era apontando, inclusive, pelo G7 (grupo dos sete parlamentares) como o favorito para ser enfrentar a reeleição do prefeito Rodney Miranda (DEM).

Popularidade
A repercussão sobre o anúncio de Amaro pegou muita gente de surpresa. No entanto, há quem acredite que a escolha por Vitória pode não ser a mais acertada, já que o deputado é conhecido principalmente pelo seu jeito popular e os eleitores de Vitória são considerados conservadores e até mesmo elitistas.

Jogo misturado
Em seu primeiro mandato como deputado e aspirante a estrear também no Executivo, não se sabe como a pré-candidatura irá se comportar ao longo dos próximos meses. O que é inegável é que se a candidatura se confirmar ele pode tirar preciosos votos do prefeito Luciano Rezende (PPS), que disputa a reeleição. Antes, no entanto, precisa resolver a pendência sobre sua saída do PPS, que ainda não teve sua desfiliação autorizada.

Ex-tucano na PMV
Depois de abrir uma crise interna no PSDB e migrar para o ninho tucano, o vereador Luiz Emanuel pode ser o novo secretário de Meio Ambiente de Vitória. Os rumores no Legislativo dão conta de que a mudança para o Executivo teria sido acordada para que seu suplente, Fábio Lube, não cobrasse seu mandato, já que existe esse risco com a troca de partido. Para não ficar sem a cadeira na Câmara, o prefeito Luciano Rezende (PPS), traz Emanuel para a vaga que era do vereador Max da Mata (PSD), que voltou ao Legislativo cuspindo marimbondos contra Luciano. Os rumores ficaram evidentes ainda porque Luiz Emanuel é conhecido por seus projetos voltados ao meio-ambiente e à proteção de animais.

Eleição confirmada
A OAB-ES definiu a data da eleição para a presidência da entidade. Segundo o edital, o pleito vai acontecer no dia 19 de novembro e será feita por meio de urna eletrônica. Pela primeira vez, as chapas deverão atender ao mínimo de 30% e ao máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Não está fácil
Servidores da prefeitura de Vila Velha passaram sufoco nesta sexta-feira (2). É que uma pane atingiu os computadores do Executivo e o sinal da Internet foi suspenso durante o dia. Por pouco o pessoal não tem que voltar à época da máquina de escrever. Mas as demandas, normalmente enviadas por email, tiveram que ser repassadas pelo bom e velho telefone.

Marina vem aí
Logo após assumir sua filiação na Rede, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, já teve encontro com a ex-senadora Marina Silva, idealizadora da nova legenda no país. Ela abonou a ficha do ex-socialista e a expectativa é de que ela venha ao Espírito Santo até o final deste mês.

marina

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada