O vereador de Vitória Devanir Ferreira (PRB) foi alvo de “piratas da internet” e perdeu todos os arquivos que estavam armazenados nos computadores do seu gabinete. O ataque dos hackers, segundo o parlamentar, aconteceu na sexta-feira e na tarde desta segunda-feira. Além de arquivos com projetos, foram levados pelos criminosos contatos, fotos e todas as informações de trabalho do parlamentar. Devanir recebeu uma mensagem no próprio computador que para ter os dados de volta teria que pagar US$ 1 mil ou cerca de R$ 4 mil. Os técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara foram acionados, fizeram uma varredura nos computadores, mas não conseguiram recuperar as informações.
No prejuízo
Após o ataque, Devanir registrou um boletim de ocorrência na delegacia de crimes eletrônicos da Polícia Civil. Além disso, instalou novos antivírus para evitar cair novamente no golpe. A quadrilha responsável pelo crime pode ser a mesma que vem atuando em outros estados brasileiros.
Coisa de cinema
O marqueteiro Jorge Oliveira, autor da campanha vitoriosa do prefeito Luciano Rezende (PPS) em 2012, lançou um filme chamado “Olhar de Nise”. O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, reuniu além de Luciano, o governador Paulo Hartung e a secretária estadual de Comunicação, Andreia Lopes. O documentário conta a história de uma psiquiatra alagoana chamada Nise da Silveira, primeira mulher alagoana a se formar em medicina na Bahia, numa turma onde se tinha homens.
Ataque ao Governo
Bastou a Assembleia manter os vetos do Executivo para o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) mirar sua artilharia para o governador Paulo Hartung (PMDB). Segundo ele, não houve justificativa para que os vetos fossem mantidos e que essa decisão acaba desestimulando os parlamentares a apresentarem ideias para o Governo.
Imprevisto
Marcada para esta terça-feira (27), a reunião entre deputados estaduais e o governador Paulo Hartung precisou ser adiada. É que o chefe do Executivo vai viajar para cumprir uma agenda em Brasília. Enivaldo reclamou: “Essa agenda é mais importante do que atender os 30 deputados”, resmungou.
Encontros sigilosos
Hartung tem ido com frequencia a Brasília tratar de interesses do Estado, mas evita divulgar as reuniões até que os negócios se concretizem. Antes de viajar, esteve em Alegre nesta segunda-feira, onde inaugurou a delegacia e unidade de saúde no município. Sem seguranças, aproveitou para tomar café no centro da cidade e conversar com moradores.
Piada nas redes sociais
Após várias polêmicas envolvendo Guarapari, a mais recente envolve a cobrança de “pedágio” para turistas, o deputado Edson Magalhães, já em clima de campanha, usou a tribuna da Assembleia para criticar a atual administração. Afirmou que não vai deixar o balneário ser motivo de chacota da internet e que vai trabalhar para não deixar o município no descrédito entre a população.
Leia mais sobre o cenário político: