Se antes o PDT capixaba tinha cinco cadeiras na Câmara da Serra, a expectativa é de que a sigla tenha apenas um representante da Casa com a possível saída do vereador Nacib Haddad. Apontado como uma forte liderança de oposição ao prefeito Audifax Barcelos, nos bastidores há rumores de que ele estaria insatisfeito com o deputado federal e líder do partido no Estado, Sérgio Vidigal. Tudo porque Vidigal estaria prejudicando seus planos ao dar apoio político para a candidatura do filho nas próximas eleições e fortalecendo o passe do herdeiro para concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018.
Malas prontas
Nos corredores do Legislativo há especulações de que Nacib deve migrar para o PMDB. Com isso, Vidigal perde um importante aliado. Se os rumores se confirmarem, o único sobrevivente do PDT na Casa será o vereador David Duarte e, uma andorinha só, como se sabe, não faz oposição.
Traição
Depois do PDT perder militantes para o partido do prefeito Audifax, como por exemplo, o vereador Auredir Pimentel, lideranças pedetistas tem dito em encontros da sigla que a Rede só tem filiados “traíras”. O que se comenta é que está parecendo dor de cotovelo. Com traíras ou não, a nova legenda já é a maior bancada da Casa junto com o PMDB.
Pires na mão
Em dificuldades por conta da crise, prefeitos do interior capixaba já começam a reclamar, a boca miúda, do Governo do Estado. Alegam que não estão tendo o apoio necessário do Palácio Anchieta, principalmente depois da última reunião que tiveram com o governador Paulo Hartung (PMDB). No encontro, o peemedebista avisou que a fonte secou e que os recursos estavam cada vez mais escassos.
Ajuda externa
Paralela à movimentação em torno da sua candidatura a prefeito de Vitória, o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, tem outro desafio pela frente. Nos próximos dias ele embarca para os Estados Unidos em busca de recursos para o Espírito Santo.
Sucessão em Fundão
O Partido Social Cristão (PSC) de Fundão filiou o ex-secretário de educação Gilton Ferreira e vai lançá-lo como candidato a prefeito nas próximas eleições de 2016. A decisão foi tomada em reunião entre o presidente municipal do PSC, Ailson Abreu Ramos, e o ex-deputado Reginaldo Almeida, coordenador de articulação política do PSC-ES.
Leia mais sobre o cenário político: