Vereador assume secretaria na PMV após articulação com PDT

Conforme a Coluna antecipou na última sexta-feira, o vereador Luiz Emanuel é o novo secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Vitória. O anúncio foi feito nesta quarta-feira. No seu lugar na Câmara, entra o suplente Fábio Lube, que já ocupou cadeira no Legislativo por dois mandatos. O vereador não deve ter tarefa fácil à frente da pasta na reta final de Governo, até mesmo porque o orçamento da secretaria caiu de R$ 41 milhões para R$ 20 milhões em 2016. Previsões feitas nos corredores do Legislativo, principalmente da oposição, é de que pouco será feito durante seu mandato na secretaria. Com menos dinheiro em caixa, a expectativa é de que somente os projetos já iniciados pelo ex-secretário Max da Mata (PSD) devem ser concluídos.

Aproximação
Conforme a Coluna também noticiou na semana passada, a articulação para a ida de Luiz Emanuel envolveu uma conversa com o ex-vereador Fábio Lube (PDT). Nos bastidores, o que se comenta é que ao levar Emanuel para a prefeitura o prefeito inicia um trabalho de aproximação com o PDT já de olho nas eleições de 2016.

Confirmação
Após ser adiado por duas vezes, os deputados que compõem a CPI do Pó Preto divulgaram nesta quarta-feira (7) o relatório das investigações. O documento comprovou o que todos já sabiam: que as empresas que atuam com mineração são sim, responsáveis pela poluição na Grande Vitória. Em contrapartida, as poluidoras terão que realizar investimentos em hospitais para amenizar o problema para os capixabas.

Pressionado
Na tentativa de sensibilizar a bancada do PT na Câmara, o deputado federal Jean Wyllys (Psol) publicou em suas redes sociais um desabafo contra os petistas que não queriam se aliar ao PSOL para afastar o presidente da Casa, Eduardo Cunha. Bastou o protesto ganhar na Internet que rapidamente os colegas do PT resolveram assinar o pedido, entre eles, o capixaba Hélder Salomão (PT).

Convocação
A Comissão Especial do Ministério Público criada na Assembleia vai convocar o promotor de Justiça Saintclair Luiz do Nascimento Júnior para dar explicações sobre uma representação movida por ele contra o Procurador-Geral de Justiça do MPES, Éder Pontes. Os deputados querem explicações sobre o pagamento de 5% sobre subsídios de promotores de justiça a título de “cumulação de função”.

Sobrou para o estagiário
Na mesma reunião, a comissão aprovou a convocação de uma estagiária da Comarca da Promotoria Pública de Vitória. É que ela estava ligando para os gabinetes convocando os deputados para prestar esclarecimentos na promotoria. Os parlamentares estranharam, já que nesses casos a convocação é feito por ofícios. Além da estagiária, a secretária da comarca também terá que se explicar.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada