Vitória de Homero na OAB-ES impõe derrota a Casagrande

Embora não tenha declarado oficialmente apoio à candidatura de José Carlos Rizk para a presidência da OAB-ES, o ex-governador Renato Casagrande (PSB), nos bastidores, tinha fortes ligações com o segundo colocado na disputa. A vitória de Homero Mafra representa, segundo avaliação de lideranças políticas, uma derrota para o socialista, que já Casagrande via em Rizk uma possibilidade de fazer críticas ao Palácio Anchieta com o poder de uma instituição respeitada como a OAB-ES. Com Homero adotando uma postura de independência e a outra adversária Santuzza da Costa Pereira tinha simpatia do governador Paulo Hartung, para Casagrande ter Rizk como aliado seria uma importante conquista. Só que os planos, como se viu nas urnas, não foram adiante. Por muito pouco…

Sem apoio
A pouca diferença de votos entre Mafra e Rizk pode ter sido motivada pelo jeito autoritário com que o atual presidente comandava as decisões da campanha. Pelo menos essa é a informação de bastidores que circula pelos corredores da entidade. Até mesmo integrantes da sua chapa já tinham desistido de buscar votos e alguns sequer participavam das reuniões.

Provocação
Chama atenção de quem circula nos corredores da prefeitura de Vitória a postura do vereador Max da Mata (PSD) de atacar o atual secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel (PPS). Dizem que Max ficou no cargo durante seis meses e não conseguiu fazer muita coisa. Como quer que Emanuel em 30 dias resolva todos os problemas da pasta?

Em forma
Falando nisso, o secretário e o vereador Fabrício Gandini (PPS) foram vistos dias desses em um restaurante de Vitória que serve comida saudável. Além da boa forma, os dois também aproveitaram para incluir no cardápio as eleições do ano que vem.

Mais polêmica
A decisão do Ministério Público Eleitoral de pedir o mandato do vereador licenciado Luiz Emanuel por ter trocado o PSDB pelo PPS continua rendendo polêmica. Na Câmara, aliados do ex-tucano questionam o motivo do MP não ter pedido o mandato da vereadora Neuzinha Oliveira. Recentemente ela também deixou o Solidariedade e retornou para o PSDB. A situação é a mesma, já que após voltar para o ninho ela saiu insatisfeita com o ex-partido.

Tucano em Vitória
De olho nas eleições do ano que vem, o secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP), estará em Vitória nesta segunda-feira. Ao lado do deputado federal Max Filho e do presidente do diretório, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, ele se reúne com representantes dos diretórios no Estado. A pauta será o cenário político e planejamento de cada município para o pleito de 2016.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada