Ao contrário de anos anteriores, disputa na OAB-ES segue sem favoritos

Quem acompanha a escolha do novo presidente da OAB-ES já notou que a eleição deste ano tem sido bem diferente da que aconteceu em anos anteriores. Ao contrário do passado, o pleito segue sem favoritos. Estão na briga pelo comando da entidade três chapas, lideradas pelo atual presidente, Homero Mafra; Santuzza da Costa Pereira e  José Carlos Rizk, os dois últimos, claro, representam à oposição. Com um grupo de advogados insatisfeitos com a atual administração, no balcão de apostas dizem que Rizk leva mais vantagem, já que Santuzza, na verdade, não representaria o novo de fato, já que tem como herança as raízes do seu pai, Agesandro da Costa Pereira. Além disso, Santuzza antes da formação da chapa já teria tido atritos com os próprios apoiadores.

Especulações
Nos corredores da entidade há rumores de que os candidatos já estão fazendo pesquisas de opinião para medir suas popularidades. No entanto, como não foram registradas oficialmente, não podem ser divulgadas. Talvez também porque pode ter surpresas pela frente. A eleição acontece no dia 19 de novembro.

É feia a crise
Assim como no Executivo, na Assembleia Legislativa e Judiciário, os servidores das prefeituras também não devem receber o abono natalino. Em algumas delas o benefício já não era pago, mas com a crise financeira aí que a situação complicou de vez. Papai Noel este ano está de saco vazio.

Mobilização
Depois de lançar os nomes de Gustavo de Biase e Audifax Barcelos como candidatos a prefeitos em Vitória e Serra, respectivamente, a Rede trabalha agora para fortalecer as chapas de vereador. Além disso, o partido aposta no deputado Marcos Bruno para a sucessão em Cariacica.

Pescador
E o deputado Marcos Bruno anda prestigiado. Em recente evento promovido por ele em Cariacica, quem apareceu por lá foi o governador Paulo Hartung (PMDB). Em sua fala, ele não poupou elogios ao parlamentar. No final, disse que jogaram a “rede” nele, e não pegaram nenhum peixe. Estendendo a mão para o líder da Rede no Estado, Gustavo de Biase, Hartung completou: “Pegamos um baita de um robalo”. Todos caíram na gargalhada!

Procura-se
Na Grande Vitória, a Rede procura nomes para a disputa em Vila Velha e Viana. Mas por enquanto não há ninguém sendo cotado. A possibilidade é de que a sigla esteja coligada com outro candidato, principalmente em Viana, já que o prefeito Gilson Daniel (PV) tem trabalhado para filiar militantes ao partido da ex-senadora Marina Silva.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada